Pesquisar

Notícias



14ª sessão ordinária é realizada na Câmara de Sumaré

14ª sessão ordinária é realizada na Câmara de Sumaré
Visualize fotos

A Câmara Municipal de Sumaré realizou a 14ª Sessão Ordinária do ano nesta terça-feira (08-05). Foram apresentadas 136 indicações sugerindo providências ao Poder Público em relação aos serviços que a população precisa. Também foram lidos e votados 5 requerimentos solicitando informações à prefeitura. Dois projetos de lei para regulamentação de ruas também foram aprovados.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Joel Cardoso da Luz (SD), apresentou o requerimento nº 222 solicitando informações sobre a falta de professores responsáveis pela modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O vereador Willian Souza (PT) apresentou o requerimento nº 223 solicitando informações sobre o sistema de videomonitoramento inteligente da prefeitura de Sumaré.
O vereador Hélio Silva (PPS) apresentou o requerimento nº 221 solicitando informações sobre as proximidades do muro que cerca o Condomínio Céu Azul II.
O vereador Rudinei Lobo (PRB) apresentou o requerimento nº 220 solicitando informações sobre o sistema de contratação dos órgãos municipais e sobre a validação dos documentos apresentados no ato da contratação.
O vereador Ronaldo Mendes (PSDB) apresentou o requerimento nº 219 solicitando informações sobre a contratação de um cuidador para a criança citada no documento e para outros que sofrem do mesmo problema também relatado no texto.
Foram aprovados os projetos de lei do vereador Rubens Champam (PSDB) regulamentando duas ruas. O projeto de lei nº 52/2017 que denomina a Rua 25 do Loteamento Residencial Portal Bordon de Rua Vera Lúcia de Souza. E também o projeto de lei nº 53/2017 que denomina a Rua 15 do Loteamento Residencial Parque Dante Marmirolli de Rua Bertolina Sales dos Santos.
PROJETOS DISCUTIDOS E VOTAÇÕES ADIADAS
O projeto de lei nº 59/17 do vereador Tião Correa (PTB) foi apresentado para discussão e o vereador Décio Marmirolli (PSB) pediu vistas para votar o projeto em outra ocasião. O projeto proíbe a distribuição, venda e comercialização de agrotóxico pertencente ao grupo químico dos organofosforados e carbamatos, mais conhecido por “chumbinho”, que produzam risco à vida humana e animal, em farmácias, supermercados, mercearias, lojas agropecuárias e similares em Sumaré.
A multa para a violação do determinado é de R$ 10.000,00. “O número de mortes de pessoas devido à ingestão do veneno é alarmante, chegando a abalar negativamente os indicadores de saúde pública. Faz-se imprescindível, portanto, a intervenção do Poder Público para combater a venda ilegal do produto”, comentou o parlamentar.
O vereador Dudu Lima (PPS) apresentou o substitutivo ao projeto de lei nº 48/2017 que não foi votado porque recebeu vistas do vereador Marcio Brianes (PCdoB). O projeto altera o inciso X do Art. 19 da lei Municipal nº 4.859, de 01 de outubro de 2009, com a seguinte redação: “implantar Locais de Entrega Voluntária de materiais recicláveis (LEV) e Pontos de Entregas Voluntária de resíduos sólidos da construção civil, poda, óleo, vegetal, eletroeletrônicos e móveis inservíveis (PEV)”.
Dudu explica que “tal alteração na lei não altera seu teor e visa apenas complementá-la para que se possa acrescentar a premissa de viabilização de locais para o descarte dos referidos materiais nas ações estratégicas da política de resíduos sólidos”. 



Versão para Impressão

Fique por dentro

Outras Notícias


Sessão ordinária da Câmara de Sumaré é transferida para a próxima quinta-feira

24 de outubro de 2025

Por conta do feriado do Dia do Servidor Público, reunião que ocorreria na terça-feira, dia 28, deve acontecer no dia 30 de outubro   Os vereadores de Sumaré se reúnem para a 34ª sessão ordinária da Câmara na próxima quinta-feira (30). A mudança na data da reunião, que normal...

Leia Mais

Audiência Pública LOA 2026: Confira a íntegra

23 de outubro de 2025

A Câmara Municipal de Sumaré realizou, nesta quarta-feira (22), audiência pública para debater o Projeto de Lei nº 446/2025, de autoria do prefeito Henrique do Paraíso, que orça a receita e fixa as despesas de Sumaré para 2026. Conhecido como Lei Orçamentária Anual (LOA), o pr...

Leia Mais

Vereadores aprovam Carteira de Identificação da Pessoa com Epilepsia em Sumaré

21 de outubro de 2025

Proposta do presidente do Legislativo, vereador Hélio Silva, recebeu 20 votos favoráveis na reunião desta terça-feira   A Câmara de Sumaré aprovou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (21), um projeto de lei que institui no município a Carteira de Identificação da P...

Leia Mais

Câmara promove audiência pública para debate da Lei Orçamentária Anual (LOA) de Sumaré  

20 de outubro de 2025

  Projeto apresentado pelo prefeito Henrique do Paraíso prevê receita de mais de R$ 1,8 bilhão para o exercício financeiro de 2026   A Câmara Municipal de Sumaré realiza, nesta quarta-feira (22), audiência pública para debater o Projeto de Lei nº 446/2025, de autoria do pre...

Leia Mais

Rodrigo Digão quer “Farmácia de Todos” em Sumaré

20 de outubro de 2025

Projeto de autoria do vereador entra em votação na sessão da Câmara desta terça-feira   Os vereadores de Sumaré se reúnem nesta terça-feira (21) para votar o Projeto de Lei nº 463/2025, que institui o Programa "Farmácia de Todos", sob a supervisão da Secretaria Municipal de...

Leia Mais

Convite Audiência Pública – LOA – 2026

17 de outubro de 2025

A Câmara Municipal de Sumaré, através de seu Presidente Vereador Hélio Silva, tem a honra de convidar a todos (as) os interessados (as) para a AUDIÊNCIA PÚBLICA com a finalidade de apreciar o Projeto de Lei nº 446, de 26 de setembro de 2025, que “Orça a Receita e fixa a Despes...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!