Notícias



Vereadores de Sumaré aprovam moção em homenagem ao Dia do Advogado

Visualize fotos

 

Documento apresentado conjuntamente pelo Dr. Sérgio Rosa e Dr. Rubens Champam recebeu aprovação unânime no plenário da Câmara

 

Na sessão ordinária desta terça-feira (13), os vereadores Dr. Sérgio Rosa (PDT) e Dr. Rubens Champam (PSDB) apresentaram moção de congratulação aos advogados de Sumaré, com o intuito de comemorar o Dia do Advogado, ocorrido no dia 11 de agosto. A moção foi recebida no Plenário da Câmara Municipal pelo Dr. Felipe Alberto Verza Ferreira, representando a OAB, Subseção de Sumaré, em nome de todos os advogados da cidade. 

O documento, subscrito pelos vereadores Dudú Lima (PPS), Joel Cardoso da Luz (SDD), Décio Marmirolli (PSB) e Willian Souza (PT), descreve o surgimento dos cursos de Direito no Brasil, no período imperial, e o respeito criado pela nova profissão. De acordo com o texto, o prestígio era tanto, que comerciantes e donos de restaurantes faziam questão de bancar a conta dos estudantes de Direito, durante vários anos, em todos os dias 11 de agosto. Nascia, assim, a tradição do “Dia da pendura”, inibida ao longo do tempo pelo aumento na quantidade de estudantes.

Os parlamentares consideram que a comemoração serve também para a reflexão sobre o papel do advogado na sociedade. “A Constituição Federal afirma, em seu artigo 133, que o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”, explicam os vereadores.

Os obstáculos encontrados no exercício da advocacia também são abordados pela moção. A falta de recursos materiais e humanos que torna lenta e injusta a prestação da tutela jurisdicional, além do elevado valor das custas processuais, que distancia a justiça da população, são os principais entraves apresentados por Dr. Sérgio Rosa e Dr. Rubens Champam, que também são advogados.

“Julgamos ser natural e muito merecido que, através desta moção, possamos homenagear em nome da Casa Legislativa de Sumaré a passagem do Dia do Advogado, mesmo diante de situações adversas e extremamente alarmantes vividas pelos integrantes desse importante segmento da nossa sociedade. Devemos comemorá-lo, louvando a seriedade com que esses cidadãos se empenham no trato de suas causas, pela serenidade com que oferecem conforto à angústia dos que lhes procuram, além do denodo na defesa de seus clientes e a independência com que exercem esta magnífica profissão secular que é a advocacia”, exaltam os parlamentares.

 



Versão para Impressão

Publicado em: 14 de agosto de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Comunicado

19 de agosto de 2020

 

Copyright 2020 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.