PL proposto pelo vereador Décio Marmirolli é um dos três projetos aprovados na sessão ordinária da última terça-feira
O Projeto de Lei nº 133/2019, de autoria do vereador Décio Marmirolli (PSB), que institui a Política Municipal de Prevenção da Automutilação e do Suicídio no município de Sumaré, foi aprovado pela Câmara Municipal durante a sessão ordinária desta terça-feira(3). Com 19 votos favoráveis, o projeto agora para a sanção do prefeito Luiz Dalben.
De acordo com a proposta, a Política Municipal de Prevenção da Automutilação e do Suicídio servirá como uma estratégia permanente do poder público para a prevenção desses eventos e para o tratamento dos condicionantes a eles associados. A implantação da medida será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, com a participação da sociedade civil e de instituições privadas.
Segundo Marmirolli, com base em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), “a depressão é um distúrbio de humor, considerada uma doença, e que é a quarta principal causa de incapacitação em todo o mundo. No ano de 2030, ela será o mal mais prevalente do mundo, acima do câncer e de outras doenças infecciosas. No Brasil, a depressão afeta, aproximadamente, 11,5 milhões de cidadãos, ou seja, 5,8% da população brasileira sofrem com esta enfermidade”.
O PL tem como objetivos promover a saúde mental, prevenir a violência autoprovocada, controlar os fatores determinantes e condicionantes da saúde mental e garantir o acesso à atenção psicossocial das pessoas em sofrimento psíquico agudo ou crônico, especialmente daquelas com histórico de ideação suicida, automutilações e tentativa de suicídio. Os familiares e pessoas próximas das vítimas de suicídio também são abordadas pela política municipal e devem ter assegurado o direito a assistência psicossocial.
Fazem parte das finalidades do projeto a informação e a sensibilização da sociedade sobre a importância e a relevância das lesões autoprovocadas como problemas de saúde pública passíveis de prevenção. A medida pretende ainda promover a articulação intersetorial para a prevenção do suicídio, envolvendo entidades de saúde, educação, comunicação, imprensa e polícia.
A Política Municipal de Prevenção da Automutilação e do Suicídio pretende promover a notificação de eventos, o desenvolvimento e o aprimoramento de métodos de coleta e análise de dados sobre automutilações, tentativas de suicídio e suicídios consumados, envolvendo os estabelecimentos de saúde e de medicina legal, para subsidiar a formulação de políticas e tomadas de decisão sobre o assunto. Além disso, deve promover a educação permanente de gestores e de profissionais de saúde em todos os níveis de atenção quanto ao sofrimento psíquico e às lesões autoprovocadas.
“O equivocado entendimento de que o indivíduo que se automutila está querendo atenção, mascara a profundidade da dor e a real gravidade da doença. Hoje é sabido que a mutilação ocorre como forma de desviar o cérebro para uma dor física, tendo em vista a abominável dor psicológica sofrida”, explica o vereador.
Segundo a medida, o poder público manterá serviço telefônico, para recebimento de ligações, destinado ao atendimento gratuito e sigiloso de pessoas em sofrimento psíquico. O projeto prevê a possibilidade de serem adotadas outras formas de comunicação, que facilitem o contato, observados os meios mais utilizados pela população. Já os atendentes desse serviço devem ter a qualificação adequada para realizá-lo.
O serviço de atendimento promovido pela política municipal deverá ser amplamente divulgado, inclusive por meio de parcerias entre o poder público e empresas provedoras de conteúdo digital, mecanismos de pesquisa da internet e gerenciadores de mídias sociais.
Também é determinada pelo Projeto de Lei a notificação compulsória de casos suspeitos ou confirmados de violência autoprovocada, que pode ser entendida como o suicídio consumado, a tentativa de suicídio e o ato de automutilação, com ou sem ideação suicida. Os estabelecimentos de saúde públicos e privados deverão reportar os casos às autoridades sanitárias, enquanto as unidades de ensino públicas e privadas deverão notificar ao conselho tutelar.
PROJETOS
Além da propositura de Marmirolli, foram votados e aprovados outros dois projetos: o PL nº216/2019, de autoria do vereador Fininho (PSD), que dispõe sobre a obrigatoriedade da informação nos carnês de IPTU “constam débitos anteriores”, e o PL nº 245/2019, de autoria do prefeito Luiz Dalben. Os demais itens foram retirados por apresentação de emenda.
Publicado em: 04 de setembro de 2019
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Proposta do vereador Rodrigo Digão estabelece diretrizes e ações voltadas ao atendimento de mães responsáveis por filhos que necessitam de cuidados específicos e contínuos, como PCDs, autistas e pessoas com doenças raras Os vereadores de Sumaré aprovaram a criação da Política...
Projeto apresentado pelo vereador Ney do Gás, que estabelece normas para simplificar o processo administrativo no município, está na pauta da sessão ordinária desta terça-feira A Câmara de Sumaré se reúne nesta terça-feira (29) para discutir e votar o Projeto de Lei nº 172...
Humberto Tobé foi recebido pelo vereador Geraldo Medeiros, que solicitou equipamentos para o centro cirúrgico de oftalmologia do Ambulatório de Especialidades de Sumaré Em visita à Câmara Municipal de Sumaré, na tarde de sexta-feira (25), o assessor do Ministério da Saúde Hum...
Sessão solene aconteceu nesta quinta-feira, no plenário do Legislativo A cerimônia de entrega da Medalha Tiradentes a destaques na área da segurança pública em Sumaré aconteceu nesta quinta-feira (24), no plenário da Câmara Municipal. Este ano, o Legislativo prestou homena...
EDITAL DE TRAMITAÇÃO DE PROJETO DE LEI Nos termos do artigo 291 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Sumaré, FAÇO SABER que se encontra em tramitação na Secretaria da Câmara Municipal de Sumaré o Projeto de Lei nº 305/2025, de autoria do Excelentíssimo Senhor Prefeito...
Homenagem ao argentino Jorge Mario Bergoglio foi feita na sessão ordinária e contou também com um minuto de silêncio a pedido do presidente Hélio Silva A Câmara Municipal de Sumaré aprovou moção de pesar pela morte do Papa Francisco. O documento foi apresentado pelo vereador...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.6