Pesquisar

Notícias



Vereadores aprovam alteração em lei para isenção da taxa de exumação à famílias carentes

Vereadores aprovam alteração em lei para isenção da taxa de exumação à famílias carentes
Visualize fotos

A família do falecido cuja renda mensal seja igual ou inferior a três salários mínimos pode ficar isenta da cobrança da taxa de exumação em Sumaré. Aprovado por unanimidade na noite de ontem (16) durante a 32ª Sessão Ordinária do ano, o Projeto de Lei nº 62/14 do vereador Josué Cardozo (PT) apresenta a emenda na Lei Municipal nº 1703/85 que trata sobre os cemitérios públicos e seu funcionamento.
Atualmente, o artigo 17 da Lei 1703/85 prevê a obrigatoriedade da cobrança da taxa de exumação tendo ou não expirado o prazo de concessão perpétua e temporária. Com a proposta do vereador Josué Cardozo, o artigo 17 passa a ter três incisos onde garante às famílias carentes do falecido a isenção da taxa de exumação.
“O objetivo é contribuir com a população mais carente. Uma vez que a população paga muitas taxas e no momento como esse, a morte, além de todo o sofrimento que traz à família, muitos não estão preparados. A cobrança nesse momento de tamanha dor e sofrimento é demasiado pragmática, inconveniente e constrangedora, principalmente para pessoas de baixa renda”, justificou o parlamentar.
De acordo com a proposta de Cardozo, a família deverá requerer a isenção à Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, comprovando a renda. O prazo para conceder a isenção deverá ser de, no máximo, 15 dias.
Ainda durante a 32ª Sessão Ordinária, os vereadores aprovaram 178 indicações e 34 requerimentos em prol de melhorias e benefícios para a população e município.
Outro projeto aprovado foi o de nº 60/14 do vereador Rubens Champam (PSDB) que denomina a Rua 06 do Loteamento Parque Dante Marmirolli de Rua Gilda dos Santos.
O outro projeto do vereador Champam, que dispõe sobre o controle do desperdício de água potável distribuída para uso e institui o Programa Municipal de Conservação e Uso Racional de água em edificações, não foi votado porque recebeu emenda do vereador Benedito Lustosa, o Dito Lustosa (SDD).
O projeto de lei nº 175/13 do vereador Prof Marquinho (PT) foi adiado por pedido de vistas do vereador Ronaldo Mendes (PSDB). A proposta dispõe sobre o exercício da fiscalização dos órgãos e serviços públicos municipais por entidades da sociedade civil.
O projeto de lei nº 74/14 do vereador Warlei de Faria, o Fininho (PSDB), também não foi votado porque recebeu vistas do Prof. Marquinho. O projeto denomina o orquidário inaugurado há pouco tempo no município de “Orquidário Sumaré”. 



Versão para Impressão

Publicado em: 18 de setembro de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias


Vereadores aprovam distribuição de aparelhos auditivos em Sumaré

06 de agosto de 2025

06/08/2025 (Quarta-feira) | Projeto apresentado pelos parlamentares Prof. Edinho e Hélio Silva, presidente da Câmara, recebeu 19 votos favoráveis na sessão ordinária desta terça-feira   Durante a 22ª sessão ordinária do ano, ocorrida nesta terça-feira (5), os vereadores de S...

Leia Mais

Câmara e Sumprev recebem últimas inscrições para curso sobre aposentadoria dos servidores municipais

05 de agosto de 2025

05/08/2025 (Terça-feira) | Vagas para a turma da manhã já foram preenchidas, restando vagas presenciais apenas para o período da tarde   A Câmara Municipal de Sumaré e o Fundo de Previdência Social do Município (Sumprev) seguem com inscrições abertas para um seminário que va...

Leia Mais

Câmara de Sumaré retoma sessões ordinárias nesta terça-feira

04 de agosto de 2025

04/08/2025 (Segunda-feira) | Pauta da 22ª reunião do ano conta com três projetos de lei sobre maus-tratos a animais em condomínios, identificação de idosos com Alzheimer e distribuição de aparelhos auditivos  Os vereadores de Sumaré retomam as sessões ordinárias nesta terça-f...

Leia Mais

Parlamentares jovens sugerem coleta seletiva, gratuidade no transporte e energia solar na iluminação em Sumaré

04 de agosto de 2025

04/08/2025 (Segunda-feira) | Propostas foram votadas durante a sessão ordinária realizada no sábado; estudantes ainda participaram de oficina sobre o Ciclo de Gestão das Políticas Públicas e o uso do Design Thinking Três projetos de lei foram aprovados durante a 6ª sessão ord...

Leia Mais

Presidente Hélio Silva recebe representantes mirins eleitas no Concurso Miss 2025

04 de agosto de 2025

O presidente da Câmara Municipal de Sumaré, vereador Hélio Silva, recebeu a visita das quatro meninas eleitas no Concurso Miss 2025, que representarão a cidade na próxima etapa estadual. As participantes estiveram na Câmara acompanhadas de seus responsáveis para conhecer o fun...

Leia Mais

Presidente Hélio Silva manifesta preocupação com aumento de doenças respiratórias

04 de agosto de 2025

O presidente da Câmara de Sumaré, vereador Hélio Silva, visitou as USFs (Unidades de Saúde da Família) Santa Clara e Jardim Paraíso, ambas localizadas na região do Matão, para acompanhar os atendimentos, conversar com profissionais e ouvir a população sobre os desafios enfrent...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!