Em menos de 10 (dez) dias, Comissão de Assuntos Relevantes que discute sobre a complementação de aposentadoria e pensão de servidores em Sumaré realizou a terceira reunião na manhã desta quinta-feira, 26 de abril, e ouviu três convidados depois de ter ouvido na semana passada o secretário municipal de administração e recursos humanos, Silvio Coltro.
Na data de hoje foram ouvidos o ex advogado do sindicato dos servidores públicos de Sumaré e advogado de partes, Rizzo Coelho, João Lázaro Américo da Silva que foi diretor administrativo da prefeitura e, o advogado de Hortolândia, Luiz Fernando de Toledo, que é procurador jurídico na Câmara de Hortolândia e a sua presença é justificada pela razão de que a cidade passou por uma situação parecida como essa e o advogado pode colaborar nos trabalhos da comissão.
O presidente da Comissão, vereador Dirceu Dalben (PPS), esclareceu que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo vinha apontando alguns questionamentos no pagamento de complementação de servidores e depois de alguns apontamentos houve uma determinação para cessar o pagamento no início de 2017. “Diante disso, essa Câmara achou por bem criar essa comissão para auxiliar os servidores e a administração no sentido de encontrar a melhor maneira de resolver essa situação”, disse.
Rizzo diz que a determinação do Tribunal está afrontando o princípio da igualdade ao não dar a complementação. “Se for o caso, pode-se discutir a criação de uma lei que garanta esse direito de complementação. No meu entender não há como se admitir a violação do direito adquirido de contratos que foram firmados lá atrás, antes de qualquer determinação do Tribunal”, disse.
O advogado destaca também que respeita o parecer do Tribunal de Contas, mas defende que a lei deve ser cumprida porque não há nenhum registro de que a lei foi revogada ou declarada inconstitucional. “Portanto, ela deve ser cumprida e o pagamento deve ser realizado normalmente”, disse Rizzo.
João Lázaro disse que assumiu o cargo na prefeitura de Sumaré durante um ano e dois meses para colocar em ordem questões administrativas a convite da administração. “Eu sempre trabalhei em empresas privadas e foi pouco o tempo na prefeitura. Mas diante do acontecido quero deixar claro que estamos trabalhando no sentido de lutar na justiça também por esse direito conquistado há aproximadamente 40 anos”, comentou.
O advogado Toledo explicou a situação em Hortolândia e também falou sobre a situação da complementação em outro município, o de Valinhos. Ele explanou sobre a situação do benefício em questão não ser um pagamento previdenciário e que é custeada pelo erário. Fala ainda de uma situação que deveria ter sido normatizada em Sumaré e por não ter sido ainda é que permite essa situação atual.
A próxima reunião da Comissão será na sexta-feira, dia 04 de maio, às 10 horas da manhã.
PRIMEIRA OITIVA
Na manhã da quinta-feira, dia 19 de abril, foi ouvido o primeiro convidado a colaborar com os estudos da Câmara que buscam solucionar a questão do pagamento de complementação de aposentadoria e pensões envolvendo o funcionalismo público de Sumaré.
O secretário municipal de administração e Recursos humanos, Silvio Coltro, falou que, por determinação do Tribunal, desde 2017, a Prefeitura não tem autorizado o pagamento de novas complementações.
“Todos que já tinham o benefício, permaneceram com o direito. Não houve nenhum corte. O Tribunal pediu para não conceder mais porque entende que não deve ser paga essa complementação. E a determinação do TCE tem força de lei, temos que cumprir sob pena de prejuízo ao erário”, explicou Silvio Coltro.
Ele explicou ainda que ao assumir a secretaria em janeiro de 2017 encontrou vários pedidos para conceder complementação de aposentadoria e pensões, mas que o TCE determinou à prefeitura cessar a autorização porque em 2015 os pagamentos teriam ultrapassado o limite permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Sobre a participação do prefeito Luiz Dalben, o presidente da comissão questiona o secretário. “O senhor secretário recebeu alguma ordem do prefeito ou de alguém próximo a ele para que deixasse de pagar a complementação?”. E o secretário respondeu que não.
SUGESTÃO DO PRESIDENTE
Dirceu Dalben sugeriu à Comissão a proposta de solicitar uma audiência no Tribunal de Contas da subseção Campinas e, em seguida, solicitar ao relator do parecer técnico para receber a Comissão. Os vereadores membros aprovaram as sugestões que serão apresentadas por ofício na próxima reunião.
SOBRE A COMISSÃO
Como autor da proposta, o vereador Dirceu Dalben automaticamente tornou-se presidente da Comissão. Os outros membros foram indicados pelo presidente da Câmara de Sumaré, Joel Cardoso da Luz. Desta forma, o vereador João Maioral (PDT) foi indicado para relator e os vereadores Claudio Meskan (PSB), Sebastião Correa (PTB) e Valdir de Oliveira (DEM) como membros.
Publicado em: 26 de abril de 2018
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Além do projeto apresentado pelo prefeito Henrique do Paraíso, que prevê arrecadação de R$ 1,8 bilhão para o próximo ano, vereadores aprovaram duas emendas impositivas de autoria do presidente do Legislativo, vereador Hélio Silva Durante a sessão ordinária desta terça-fei...
Peça do orçamento será votada em segundo turno com duas emendas impositivas de autoria do presidente Hélio Silva A Câmara Municipal de Sumaré vota, nesta terça-feira (9), em segundo turno, o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. Enviado pelo prefeito Henrique do Pa...
Solenidade destacou trajetórias que contribuem para a história, a cultura e o desenvolvimento de Sumaré Em uma noite de celebração a personalidades e autoridades que ajudam a contar a história de Sumaré, a Câmara Municipal promoveu, nesta quinta-feira (4), uma sessão solene...
Discussão abordou barreiras sociais, expectativas e políticas de inclusão para pessoas autistas O plenário da Câmara Municipal de Sumaré recebeu, nesta quarta-feira (3), a palestra “Autismo na adolescência e na vida adulta”, iniciativa do gabinete do vereador Professor Edinh...
Projetos do Executivo são aprovados por unanimidade em regime de urgência; propostas sobre LGPD, Lei Anticorrupção e Identidade Pet foram adiadas por três sessões Dois projetos de lei foram aprovados durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Sumaré, que ocorreu na tar...
Encontro solicitado pela Ademas e convocado pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara promove diálogo entre Legislativo, sociedade civil e especialistas O meio ambiente foi tema de uma audiência pública realizada no plenário da Câmara Municipal de Sumaré na tarde desta segund...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9