Pesquisar

Notícias



Requalificar o morador de rua é a base de projeto do vereador Décio aprovado por unanimidade

Requalificar o morador de rua é a base de projeto do vereador Décio aprovado por unanimidade
Visualize fotos

O Programa “Salvando Vidas” poderá ser implantado em Sumaré após ter sido aprovado por unanimidade na Câmara Municipal na noite desta terça-feira, dia 04, durante a 38ª Sessão Ordinária.
O objetivo do autor do projeto de lei 10/2014, vereador Décio Marmirolli (PSDB), é estimular e proporcionar a capacitação técnica e profissional daqueles moradores de rua acolhidos nas entidades e instituições do município.
“Para essa população, as dificuldades se multiplicam a cada dia que passa por não terem onde morar e por não conseguirem um emprego. Esta realidade se mantém a partir do momento em que o Poder Público não investe na geração de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social que visem essa população fazendo deles alvo fácil para criminalidade e violência urbana”, justificou o parlamentar em seu projeto.
O “Salvando Vidas”, visa os princípios dessa classe, não basta apenas retirar essa população da rua, tem que capacitá-los para o mercado de trabalho. Incentivar estas pessoas é uma questão de humanidade, de acordo com o ponto de vista do vereador Marmirolli, de forma a criar oportunidades para que não se veja tantos homens e mulheres abandonados pelas ruas da cidade.
O parlamentar fala também sobre a rotatividade do atendimento como justificativa para conseguir atender cada vez mais pessoas necessitadas. “Após eles se reintegrarem à sociedade, deixarão o programa para seguir com sua vida e, assim, teremos sempre um espaço para essa população carente”, concluiu.
TAMBÉM POR UNANIMIDADE, PONTOS DE ÔNIBUS DEVERÃO TER OS HORÁRIOS DOS ÔNIBUS EM PROJETO DO VEREADOR RONALDO
O projeto de lei 253/13, do vereador Ronaldo Mendes (PSDB), também foi aprovado por unanimidade e pode se tornar lei em Sumaré. A ideia é obrigar a fixação de placas contendo os horários aproximados de passagem das linhas de ônibus pelos seus respectivos pontos de parada, no sistema de transporte coletivo do município.
“O objetivo é possibilitar à população usuária do transporte coletivo da cidade, maior comodidade na utilização do serviço de ônibus. O conhecimento dos horários auxiliará para que as pessoas evitem permanecer por mais tempo aguardando nos pontos, o que, inclusive, poderá evitar casos de assalto e maiores transtornos que uma longa espera gera”, justificou o parlamentar Ronaldo em seu projeto.
As placas nos pontos de ônibus deverão estar em local visível, ser de fácil leitura e conter a nominação, numeração e categoria da linha; pontos inicial e final da linha; trajeto da linha; sentido pelo qual segue a linha e; horários previstos de passagem do ônibus pelo local.
O parlamentar Ronaldo deixa claro também em seu projeto de lei que os horários têm mera função informativa; que os ônibus poderão sofrer atraso ou adiantamento em seus horários, com variação máxima de dez minutos, salvo problemas mecânicos ou de tráfego; que poderão ser acrescidos ou retirados de circulação ônibus das linhas, sem aviso prévio e; em caso de reclamações, entrar em contato com a SMMUR (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rural).
DEMAIS PROJETOS APROVADOS DE JOÃO MAIORAL E FININHO
O projeto de lei 82/14, do vereador João Maioral (PDT), foi aprovado por unanimidade e propõe a alteração do artigo 3º da Lei Municipal nº 5032, de 23 de agosto de 2010, que dispõe sobre a instalação de divisórias entre os caixas e o espaço reservado para clientes que aguardam atendimento nas agências bancárias, terminais de autoatendimento, agências lotéricas e demais correspondentes bancários, bem como a instalação de câmeras de vídeo.
“A alteração visa aumentar o valor da multa e o modo de correção da mesma, com a finalidade de tornar rigoroso o cumprimento da referida norma”, justificou o vereador João Maioral em seu projeto.
O projeto de lei 39/14, do vereador Warlei de Faria, o Fininho (PSDB), foi aprovado por 14 votos favoráveis e um contrário. O projeto vem adequar a Lei 5627 de 08 de maio de 2014 no que tange a aplicação de penalidades, pois foi extinguida a UFMS (Unidade Fiscal do Município de Sumaré) do Código Tributário Municipal e se faz necessária a apresentação de índice equivalente em substituição ao salário mínimo com aplicação de correções após vencimento baseado no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).
O projeto de lei 139/13, do vereador Joel Cardoso da Luz (PROS), foi retirado pelo próprio autor. O projeto dispõe sobre a instalação e disponibilização de guichês de caixa rápido nas agências bancárias no município. 



Versão para Impressão

Publicado em: 10 de novembro de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias


Vereadores de Sumaré aprovam “Lei Manuela” para aumentar segurança em piscinas

03 de fevereiro de 2026

Apresentado pelo vereador Ney do Gás, projeto obriga o uso de grades ou dispositivos de segurança em bombas de sucção de piscinas localizadas em clubes, academias, condomínios, associações, hotéis e pousadas do município  A Câmara Municipal de Sumaré aprovou, na sessão desta...

Leia Mais

Câmara de Sumaré retoma sessões ordinárias com votação de quatro projetos de lei

02 de fevereiro de 2026

Primeira reunião de 2026 acontece nesta terça-feira (3), às 10h, com transmissão ao vivo pelo YouTube A Câmara Municipal de Sumaré retoma as sessões ordinárias nesta terça-feira (3), com a votação de quatro projetos de lei de autoria dos vereadores. A primeira reunião de 2026...

Leia Mais

Servidores recebem treinamento sobre proteção de dados na Câmara de Sumaré

21 de janeiro de 2026

Capacitação integra o processo de adequação do Legislativo à LGPD   Os servidores da Câmara Municipal de Sumaré participaram, nesta terça-feira (20), de uma capacitação sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A iniciativa integra o processo de adequação do Le...

Leia Mais

Câmara de Sumaré recebe mais de 500 projetos de lei no primeiro ano da legislatura 2025-2028

20 de janeiro de 2026

Do total, 441 matérias foram protocoladas pelos parlamentares, que pautaram avanços e melhorias para a população sumareense em diversas áreas   A Câmara Municipal de Sumaré encerrou o ano de 2025 com 523 projetos de lei apresentados ao Parlamento. Desse total, 441 matérias f...

Leia Mais

Câmara de Sumaré aprova LOA para 2026 em segundo turno

09 de dezembro de 2025

Além do projeto apresentado pelo prefeito Henrique do Paraíso, que prevê arrecadação de R$ 1,8 bilhão para o próximo ano, vereadores aprovaram duas emendas impositivas de autoria do presidente do Legislativo, vereador Hélio Silva   Durante a sessão ordinária desta terça-fei...

Leia Mais

LOA 2026 passa por votação final da Câmara de Sumaré

08 de dezembro de 2025

Peça do orçamento será votada em segundo turno com duas emendas impositivas de autoria do presidente Hélio Silva A Câmara Municipal de Sumaré vota, nesta terça-feira (9), em segundo turno, o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. Enviado pelo prefeito Henrique do Pa...

Leia Mais

Copyright 2026 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.10

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!