Pesquisar

Notícias



Primeira acareação da CPI da Odebrecht termina com nova convocação para depoimento

Primeira acareação da CPI da Odebrecht termina com nova convocação para depoimento
Visualize fotos

A primeira acareação da CEI (Comissão Especial de Inquérito) criada para investigar a inexecução do contrato entre a prefeitura de Sumaré e a empresa Odebrecht Ambiental foi realizada nesta quarta-feira (31/05) no auditório da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Durante as investigações, surgiram depoimentos conflitantes da ex-diretora do Procon-Sumaré, Andréa Uchôa, e do ex-secretário de Controle Interno e Transparência, João Moreira.
Em depoimento prestado no dia 20 de abril, a ex-coordenadora do Procon, Andrea Uchôa, afirmou que foi orientada pelo então secretário de Controle Interno e Transparência, João Moreira, a omitir reclamações contra Odebrecht Ambiental, durante o período em que coordenou o órgão. Em seu depoimento dado na semana seguinte, Moreira negou as acusações.
Na acareação, ambos foram ouvidos e colocados frente a frente. Andrea afirmou que entregou todas as reclamações contra a Odebrecht para Moreira. O presidente da CEI confirmou afirmando que foram encontrados os ofícios com a assinatura de Andrea encaminhando as reclamações à João Moreira.
O que não ficou esclarecido é o que foi feito com essas reclamações. Moreira disse que repassou todas para o gestor do contrato, Valmir Ferreira. No entanto, a Comissão já fez diligências nos documentos da Secretaria anteriormente chefiada por Moreira e não encontrou nenhum despacho com a assinatura de Moreira encaminhando as reclamações para Valmir ou para qualquer outro local ou pessoa.
“A orientação que eu tinha do governo era de que, independentemente das reclamações que surgissem contra a Odebrecht, eu devia comunicar ao gestor do contrato. Eu passava as reclamações adiante, mas quem fazia a cobrança era a Andrea. Por isso, nunca tive conhecimento de que as reclamações não estavam sendo respondidas ou cumpridas”, disse João Moreira.
Quando o presidente da Comissão, Willian Souza, disse que de aproximadamente 500 reclamações apenas uma foi resolvida, Moreira disse que o gestor do contrato omitiu dele que não tinham sido resolvidas.
As investigações continuam e a próxima reunião da CEI da Odebrecht será no dia 12 de junho no plenário da Câmara Municipal às 10 horas. O ex-secretário de governo da ex-prefeita Cristina Carrara foi convocado mais uma vez para prestar esclarecimentos. A Comissão confirmou também o depoimento da ex-prefeita Cristina Carrara para o dia 19 de junho. 



Versão para Impressão

Fique por dentro

Outras Notícias


Câmara de Sumaré realiza sessão na próxima sexta-feira com 14 projetos em pauta

13 de fevereiro de 2026

Data da reunião ordinária foi alterada excepcionalmente devido ao Carnaval, período de ponto facultativo no funcionalismo público  A Câmara Municipal de Sumaré realiza, na próxima sexta-feira (20), sua 3ª sessão ordinária do ano. A reunião, tradicionalmente realizada às terça...

Leia Mais

Professor Edinho homenageia policiais municipais e militares que atuam em programas de combate às drogas em Sumaré

11 de fevereiro de 2026

Quatro agentes das forças de segurança que trabalham no Proerd e no Promad receberam moções de congratulação no plenário da Câmara   O vereador Professor Edinho (Republicanos) prestou homenagem a policiais militares e municipais que atuam em projetos de prevenção ao uso de d...

Leia Mais

Vereadores de Sumaré prestam apoio ao Pacto Nacional do Brasil contra o Feminicídio

10 de fevereiro de 2026

Moção apresentada pelo vereador Ney do Gás, que defende o acordo estabelecido entre os três Poderes em combate à violência de gênero, foi aprovada nesta terça-feira, por unanimidade   Durante a reunião ordinária deste terça-feira (10), os vereadores de Sumaré demonstraram se...

Leia Mais

Parlamento Jovem de Sumaré elege Mesa Diretora para primeiro semestre de 2026

09 de fevereiro de 2026

Durante reunião neste sábado, estudantes também participaram de sorteio de apadrinhamento e de atividade formativa sobre redação de proposituras   Na manhã deste sábado (7), o Parlamento Jovem de Sumaré se reuniu no plenário da Câmara Municipal para realizar a primeira sessã...

Leia Mais

Câmara de Sumaré vota dez projetos de lei na sessão desta terça-feira

09 de fevereiro de 2026

Sessão começa às 10h e inclui temas como LGPD, transporte rural, lei anticorrupção e inclusão escolar   A Câmara Municipal de Sumaré votará dez projetos de lei na sessão ordinária desta terça-feira (10). As propostas constam na Ordem do Dia da reunião, agendada para começa...

Leia Mais

Pais podem responder por maus-tratos cometidos por menores de idade em Sumaré

06 de fevereiro de 2026

Projeto do vereador Alan Leal, inspirado pelo caso do cachorro Orelha, foi aprovado por unanimidade na reunião da Câmara Municipal desta terça-feira Na sessão ordinária desta terça-feira (3), o vereador Alan Leal (PRD) apresentou, em regime de urgência, o Projeto de Lei nº 23...

Leia Mais

Copyright 2026 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.10

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!