Pesquisar

Notícias



Câmara aprova plano municipal de contingências sobre as chuvas em Sumaré

Visualize fotos

 

Medida de autoria do presidente da Câmara foi aprovada na sessão ordinária desta terça-feira

O presidente da Câmara Municipal de Sumaré, vereador Hélio Silva (Cidadania), teve aprovado seu projeto de lei que autoriza a criação do "Plano municipal de informações e contingências sobre as chuvas". A meta é que a população tenha acesso ágil sobre grandes volumes de chuvas, áreas de alagamento, enchentes, medidas de prevenção contra alagamentos e comunicados gerais sobre condições climáticas. O PL nº 31/2024 foi aprovado durante sessão ordinária realizada nesta terça-feira (27). A matéria agora segue para sanção do prefeito Luiz Dalben.

Caso o projeto seja sancionado, a Prefeitura é que deverá criar efetivamente o "Plano municipal de informações e contingências sobre as chuvas". O documento deve seguir pelo menos três objetivos primordiais: divulgar informações sobre as chuvas, em linguagem acessível e, preferencialmente, nos meios de telecomunicação e telemático com alarme simultâneo aos cidadãos nos casos emergenciais, utilizando-se, inclusive, de redes sociais; estabelecer as ações de prevenção, de preparação e de resposta imediata a desastres causados por chuvas intensas; e instituir medidas de médio e longo prazo para minimizar os impactos negativos causados pelas chuvas.

"Embora o Poder Executivo, anualmente, decrete os protocolos e ações para contingência sobre as chuvas, é importante que exista um mecanismo que perdure de forma indeterminada, mantendo comunicação com todos os cidadãos sobre eventos de chuvas intensas e problemas decorrentes", explica o presidente Hélio Silva na justificativa do projeto.

"A população informada sobre a iminência de eventos de chuvas intermitentes, muito fortes ou muito concentradas tem condições de se preparar e de planejar suas ações. É um ganho para toda a sociedade, pois o conhecimento prévio ajuda nas ações de colaboração entre vizinhos e entre a coordenação da Defesa Civil e de outras secretarias municipais", completa o vereador autor do projeto.

De acordo com a proposta, o plano será atualizado a cada três anos ou conforme a ocorrência de eventos extremos. No documento deverão constar protocolos com medidas emergenciais e contingenciais a serem realizadas para o auxílio imediato à população afetada e para a minimização de danos em caso de alagamentos, enchentes, inundações, deslizamentos causados pelas chuvas e efeitos de descargas elétricas provocadas por raios.

Também deverá constar o planejamento de preparação e resposta à emergência em saúde pública por inundação, considerando os impactos negativos desses eventos sobre a saúde humana e sobre a infraestrutura dos serviços de saúde e assistência social. Por fim, o plano irá contemplar estratégias de acolhimento, socorro e assistência aos atingidos, incluindo o acompanhamento das condições de saúde dos cidadãos.

Sessão

Ainda durante a sessão desta terça-feira, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei nº 4/2024, de autoria do vereador Rodrigo Dorival Gomes (Cidadania), que denomina a Escola Municipal do Jardim das Estâncias de E.M. Dirce Aparecida Menuzzo Ricato.

Já o PL nº 164/2023, que também estava previsto na Ordem do Dia, foi retirado de pauta por apresentação de emenda. O projeto, de autoria do vereador Willian Souza (PT), dispõe sobre a obrigatoriedade da concessionária de saneamento básico do município de Sumaré a efetuar a limpeza de fossas e destinação dos resíduos para estação de tratamento de forma gratuita para às unidades residenciais e comerciais não servidas pela rede de esgotos sanitários, mas que pagam a taxa de esgotamento sanitário.

Em regime de urgência, foram aprovados dez projetos de lei de autoria do prefeito Luiz Dalben. Nove deles dispõem sobre autorização ao executivo municipal para promover a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente. Já o PL nº 41/2024 dispõe sobre a contribuição para o fim de custear as complementações de aposentadorias e pensões que vierem a ser concedidas aos servidores admitidos antes da promulgação da Lei Municipal nº 3.772, de 20 de fevereiro de 2003.

Os vereadores ainda aprovaram quatro moções de congratulação.



Versão para Impressão

Publicado em: 27 de fevereiro de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias


Câmara de Sumaré aprova LOA para 2026 em segundo turno

09 de dezembro de 2025

Além do projeto apresentado pelo prefeito Henrique do Paraíso, que prevê arrecadação de R$ 1,8 bilhão para o próximo ano, vereadores aprovaram duas emendas impositivas de autoria do presidente do Legislativo, vereador Hélio Silva   Durante a sessão ordinária desta terça-fei...

Leia Mais

LOA 2026 passa por votação final da Câmara de Sumaré

08 de dezembro de 2025

Peça do orçamento será votada em segundo turno com duas emendas impositivas de autoria do presidente Hélio Silva A Câmara Municipal de Sumaré vota, nesta terça-feira (9), em segundo turno, o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. Enviado pelo prefeito Henrique do Pa...

Leia Mais

Clube Recreativo recebe cerimônia de entrega de títulos e medalhas da Câmara Municipal

05 de dezembro de 2025

Solenidade destacou trajetórias que contribuem para a história, a cultura e o desenvolvimento de Sumaré  Em uma noite de celebração a personalidades e autoridades que ajudam a contar a história de Sumaré, a Câmara Municipal promoveu, nesta quinta-feira (4), uma sessão solene...

Leia Mais

Palestra na Câmara de Sumaré discute desafios do autismo na adolescência e na vida adulta

05 de dezembro de 2025

Discussão abordou barreiras sociais, expectativas e políticas de inclusão para pessoas autistas  O plenário da Câmara Municipal de Sumaré recebeu, nesta quarta-feira (3), a palestra “Autismo na adolescência e na vida adulta”, iniciativa do gabinete do vereador Professor Edinh...

Leia Mais

Câmara de Sumaré aprova mudanças administrativas e crédito adicional em sessão

02 de dezembro de 2025

Projetos do Executivo são aprovados por unanimidade em regime de urgência; propostas sobre LGPD, Lei Anticorrupção e Identidade Pet foram adiadas por três sessões Dois projetos de lei foram aprovados durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Sumaré, que ocorreu na tar...

Leia Mais

Audiência pública na Câmara aborda desafios e soluções para o meio ambiente

02 de dezembro de 2025

Encontro solicitado pela Ademas e convocado pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara promove diálogo entre Legislativo, sociedade civil e especialistas  O meio ambiente foi tema de uma audiência pública realizada no plenário da Câmara Municipal de Sumaré na tarde desta segund...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!