Os vereadores votaram e mantiveram um veto do Poder Executivo Municipal e adiaram a discussão de dois projetos de lei. Logo após o fim da sessão ordinária, deram início à sessão extraordinária e aprovaram dois decretos legislativos aprovando as contas de 2001 e 2007 da prefeitura de Sumaré. Ainda foram discutidos e aprovados 88 indicações, 11 moções e 18 requerimentos.
O Veto Integral do Poder Executivo Municipal ao Projeto de Lei nº 214/2010, de autoria do vereador Josué Cardozo (PT) foi mantido pelos vereadores. O projeto de lei propunha a obrigatoriedade de sinalizar a fiscalização “fixa” efetuada por meio de radar nas vias urbanas do município de Sumaré e proíbe a instalação e operação de forma dissimulada ou em locais que dificultem sua visualização pelos condutores de veículos.
O Projeto de Lei nº 43/2009, de autoria do vereador Antônio dos Reis Zamarchi (PSDB), foi retirado da ordem do dia por pedido de emenda do vereador Dalmo Machado (PPS). O objetivo deste projeto é possibilitar a articulação do transporte por bicicleta com o Sistema Integrado de Transporte de Passageiros, definido pelo Plano Municipal de Circulação Viária e de Transporte do município de Sumaré.
O Projeto de Lei nº 34/2011, de autoria do vereador José Tavares de Siqueira (PPS), recebeu pedido de emenda modificativa do vereador Décio Marmirolli (PSDB). O projeto quer obrigar os estabelecimentos que comercializam roupas, vestuários ou similares, no âmbito do município de Sumaré, a disponibilizar, no mínimo, um provador adaptado para atendimento prioritário às pessoas com necessidades especiais.
Os vereadores aprovaram também três projetos de lei apresentados pela Mesa Diretora da Casa de Leis em regime de urgência. Os Projetos de Lei nº 48 e nº 49 dispõem sobre o índice de revisão geral anual dos subsídios do presidente e vereadores da Câmara Municipal de Sumaré. Há dois anos que a revisão não era concedida. Dessa forma, ficam reajustados os subsídios mensais dos vereadores e presidente pelo percentual de 4,55% correspondente à inflação no ano de 2009 e pelo percentual de 6,21% correspondente à inflação no ano de 2010.
A revisão geral anual não implica em aumento de subsídio, mas em recomposição monetária do mesmo, em conformidade com a Resolução nº 248/08 e o disposto no artigo 37, inciso X, da Constituição Federal.
Tal medida visa dar efetividade ao princípio da irredutibilidade salarial que, do ponto de vista formal, tem por escopo impedir a redução do valor dos salários e, sob o prisma material, visa à permanência do poder aquisitivo dos vencimentos dos agentes públicos em geral, tendo em vista a dependência de uma norma jurídica para produzir seus efeitos.
Para os vereadores, a revisão geral anual representa a única possibilidade constitucional de alteração de subsídio na mesma legislatura, ante à vedação inserta no inciso IV, do artigo 29 da Constituição Federal.
O Projeto de Lei nº 50 dispõe sobre alteração dos valores do quadro de eferências numéricas da Câmara Municipal de Sumaré. Após uma pesquisa da administração do Poder Legislativo, foi verificado que o valor salarial dos servidores da Câmara está menor que o valor dos servidores da prefeitura. Este projeto vem adequar esses valores.
Publicado em: 20 de abril de 2011
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Além do projeto apresentado pelo prefeito Henrique do Paraíso, que prevê arrecadação de R$ 1,8 bilhão para o próximo ano, vereadores aprovaram duas emendas impositivas de autoria do presidente do Legislativo, vereador Hélio Silva Durante a sessão ordinária desta terça-fei...
Peça do orçamento será votada em segundo turno com duas emendas impositivas de autoria do presidente Hélio Silva A Câmara Municipal de Sumaré vota, nesta terça-feira (9), em segundo turno, o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. Enviado pelo prefeito Henrique do Pa...
Solenidade destacou trajetórias que contribuem para a história, a cultura e o desenvolvimento de Sumaré Em uma noite de celebração a personalidades e autoridades que ajudam a contar a história de Sumaré, a Câmara Municipal promoveu, nesta quinta-feira (4), uma sessão solene...
Discussão abordou barreiras sociais, expectativas e políticas de inclusão para pessoas autistas O plenário da Câmara Municipal de Sumaré recebeu, nesta quarta-feira (3), a palestra “Autismo na adolescência e na vida adulta”, iniciativa do gabinete do vereador Professor Edinh...
Projetos do Executivo são aprovados por unanimidade em regime de urgência; propostas sobre LGPD, Lei Anticorrupção e Identidade Pet foram adiadas por três sessões Dois projetos de lei foram aprovados durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Sumaré, que ocorreu na tar...
Encontro solicitado pela Ademas e convocado pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara promove diálogo entre Legislativo, sociedade civil e especialistas O meio ambiente foi tema de uma audiência pública realizada no plenário da Câmara Municipal de Sumaré na tarde desta segund...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9