Proposta vale para farmácias, postos de combustível, supermercados, padarias, depósitos de água e gás, lojas de produtos veterinários, além dos entregadores de quaisquer segmentos profissionais, entre outros setores
Os proprietários de estabelecimentos comerciais considerados essenciais em Sumaré podem ser obrigados a fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs) para seus funcionários. A proposta do vereador Ronaldo Mendes (PSDB) traduz a preocupação do parlamentar com os trabalhadores que precisam seguir em seus postos de trabalho mesmo durante o período de isolamento social provocado pela pandemia do Coronavirus.
O PL nº 54/2020, aprovado com 18 votos favoráveis durante a sessão ordinária de terça-feira (7), considera como essenciais os estabelecimentos como farmácias, postos de combustível, supermercados, padarias, depósitos de água e gás, lojas de produtos veterinários, além dos entregadores de quaisquer segmentos profissionais, entre outros setores.
O vereador especifica que os EPIs considerados em seu Projeto de Lei são luvas descartáveis, álcool em gel 70% e máscaras descartáveis (tipo N95 ou PFF2), sendo observado o tempo máximo de uso desses equipamentos recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os proprietários dos estabelecimentos considerados essenciais terão prazo de sete dias corridos, após a publicação da lei, para as devidas adequações. O descumprimento pode gerar multa de R$ 2 mil, sendo o valor dobrado em caso de reincidência.
Ronaldo lembra que a decretação de pandemia pela OMS significa que a transmissão da Covid-19 pode se dar de forma simultânea em todo o mundo, sem a possibilidade de rastreamento e identificação dos infectados.
"Nesse sentido, impõe-se que sejam tomadas providências que levem em conta a urgência em reduzir a velocidade de transmissão, para que a estrutura do sistema de saúde tenha condições de atender os infectados e que o acesso ao tratamento não seja prejudicado".
Após ser aprovado em caráter de urgência especial, o PL foi enviado para apreciação do prefeito Luiz Dalben e, caso a matéria seja sancionada, o Executivo regulamentará a lei em até 30 dias.
CARTEIRA DE VACINAÇÃO
Ainda durante a sessão desta terça, foi aprovado outro Projeto de Lei de autoria do vereador Ronaldo Mendes: o PL nº 333/2019, que altera a Lei Municipal nº 6.152, de 14 de março de 2019. A legislação em vigor obriga que as escolas da rede pública e particular de Sumaré exijam dos pais ou responsáveis pelos alunos, no ato da matrícula ou rematrícula escolar, a apresentação da carteira de vacinação dos estudantes devidamente atualizada.
O novo texto proposto pelo vereador estende a exigência de apresentação da carteira de vacinação para alunos de projetos culturais, esportivos e programas sociais, independentemente da idade da pessoa atendida. A alteração foi aprovada com 19 votos favoráveis. O PL seguirá para sanção do prefeito Luiz Dalben.
"A medida visa reduzir os casos de doenças causadas pela falta de vacinação preventiva que vêm sendo noticiados e registrados nas unidades de saúde e hospitais", explica Ronaldo Mendes.
Caso o aluno não esteja em dia com as vacinas, os pais deverão providenciar a atualização em 20 dias, dentro do qual terá assegurada sua vaga. Se a vacinação não for observada no prazo, o aluno perderá a vaga, salvo se a rede pública de saúde não oferecer condições de atendimento. Neste caso, o prazo será prorrogado até que se efetive a vacinação.
Caso se mantenha o descumprimento à lei por parte dos pais e responsáveis, os casos serão encaminhados ao Conselho tutelar ou ao Ministério Público da infância e Juventude.
Publicado em: 13 de abril de 2020
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Além do projeto apresentado pelo prefeito Henrique do Paraíso, que prevê arrecadação de R$ 1,8 bilhão para o próximo ano, vereadores aprovaram duas emendas impositivas de autoria do presidente do Legislativo, vereador Hélio Silva Durante a sessão ordinária desta terça-fei...
Peça do orçamento será votada em segundo turno com duas emendas impositivas de autoria do presidente Hélio Silva A Câmara Municipal de Sumaré vota, nesta terça-feira (9), em segundo turno, o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. Enviado pelo prefeito Henrique do Pa...
Solenidade destacou trajetórias que contribuem para a história, a cultura e o desenvolvimento de Sumaré Em uma noite de celebração a personalidades e autoridades que ajudam a contar a história de Sumaré, a Câmara Municipal promoveu, nesta quinta-feira (4), uma sessão solene...
Discussão abordou barreiras sociais, expectativas e políticas de inclusão para pessoas autistas O plenário da Câmara Municipal de Sumaré recebeu, nesta quarta-feira (3), a palestra “Autismo na adolescência e na vida adulta”, iniciativa do gabinete do vereador Professor Edinh...
Projetos do Executivo são aprovados por unanimidade em regime de urgência; propostas sobre LGPD, Lei Anticorrupção e Identidade Pet foram adiadas por três sessões Dois projetos de lei foram aprovados durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Sumaré, que ocorreu na tar...
Encontro solicitado pela Ademas e convocado pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara promove diálogo entre Legislativo, sociedade civil e especialistas O meio ambiente foi tema de uma audiência pública realizada no plenário da Câmara Municipal de Sumaré na tarde desta segund...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9