Os cidadãos sumareenses atenderam ao chamado dos vereadores e compareceram à primeira sessão ordinária de 2016 realizada na noite desta terça-feira no plenário da Câmara Municipal. A abertura oficial do ano parlamentar recebeu um grupo de moradores vítimas da enchente em Sumaré interessado no projeto de lei que prevê autorização para descontar o prejuízo no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), advogados, profissionais de diversas áreas e cidadãos curiosos para ver o início dos trabalhos e a volta do vereador Antônio Dirceu Dalben (PROS).
Os problemas da cidade foram sendo apresentados por cada vereador e discutido por todos de forma ampla e democrática de tal forma que a duração do expediente não foi suficiente para todas as reivindicações dos moradores entregues aos parlamentares durante a semana.
O expediente é o período onde são lidos, discutidos e votados as indicações, requerimentos e moções, nessa ordem, e pode durar até três horas sem contar suspensão. A quantidade de requerimentos protocolados foi expressiva, se comparada com outras sessões. 67 requerimentos foram protocolados, mas o tempo só permitiu a leitura e discussão até o número 54. Dessa forma, os requerimentos restantes e as moções são adiados para a próxima sessão a ser realizada excepcionalmente na próxima quinta-feira, dia 11, devido ao carnaval.
A rejeição aos requerimentos apresentados pelo vereador Dirceu Dalben causaram revolta ao parlamentar que usou a tribuna para defender seus pedidos de informações ao Poder Executivo. A população presente também polemizou diante os pedidos para votar separados os requerimentos de Dalben. Os documentos foram rejeitados, em sua maioria, por 11 a 10.
O desconto no IPTU para vítimas da enchente em Sumaré era o projeto mais aguardado pela população presente. O projeto foi apresentado pelo vereador Dirceu Dalben inicialmente, mas um outro projeto substitutivo entrou em regime de urgência de autoria dos vereadores.
O projeto inicial do vereador Dirceu Dalben, de nº 35/2013, faculta o contribuinte que teve prejuízos causados por enchentes a compensá-lo quando do pagamento do IPTU. Para ser indenizado, o contribuinte apresentará ao órgão competente da prefeitura de Sumaré requerimento indicando sua qualificação, relação e os valores a serem indenizados. “O objetivo deste projeto é reparar a injustiça histórica, sem exagero à população de nossa cidade, que vive à época das chuvas o suplício das enchentes”, comentou o parlamentar.
O projeto substitutivo concede a isenção ou remissão do IPTU incidente sobre imóveis edificados atingidos por enchentes e alagamentos causados pelas chuvas ocorridas no município a partir de 1º de novembro de 2015. Serão considerados também os danos com a destruição de alimentos, móveis e eletrodomésticos.
O projeto substitutivo foi votado e aprovado por unanimidade. Dessa forma, o projeto de lei inicial do vereador Dirceu foi substituído.
Outro projeto aprovado na noite desta terça-feira foi o projeto de lei nº 11/16 apresentado em regime de urgência pelo Poder Executivo. O projeto revoga o artigo 8º da Lei nº 5797, de 24 de setembro de 2015, que institui o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS). O procedimento, segundo o projeto, é necessário uma vez que, com o fim dos prazos da anistia dos juros e multas dado pelo REFIS, o contribuinte passa novamente a ter o prazo citado na redação do artigo 321 da Lei Municipal 2244/90, dada pela Lei Municipal 3995, de 24 de fevereiro de 2005.
Publicado em: 23 de fevereiro de 2016
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Projeto apresentado pelo vereador Ney do Gás, que estabelece normas para simplificar o processo administrativo no município, está na pauta da sessão ordinária desta terça-feira A Câmara de Sumaré se reúne nesta terça-feira (29) para discutir e votar o Projeto de Lei nº 172...
Humberto Tobé foi recebido pelo vereador Geraldo Medeiros, que solicitou equipamentos para o centro cirúrgico de oftalmologia do Ambulatório de Especialidades de Sumaré Em visita à Câmara Municipal de Sumaré, na tarde de sexta-feira (25), o assessor do Ministério da Saúde Hum...
Sessão solene aconteceu nesta quinta-feira, no plenário do Legislativo A cerimônia de entrega da Medalha Tiradentes a destaques na área da segurança pública em Sumaré aconteceu nesta quinta-feira (24), no plenário da Câmara Municipal. Este ano, o Legislativo prestou homena...
EDITAL DE TRAMITAÇÃO DE PROJETO DE LEI Nos termos do artigo 291 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Sumaré, FAÇO SABER que se encontra em tramitação na Secretaria da Câmara Municipal de Sumaré o Projeto de Lei nº 305/2025, de autoria do Excelentíssimo Senhor Prefeito...
Homenagem ao argentino Jorge Mario Bergoglio foi feita na sessão ordinária e contou também com um minuto de silêncio a pedido do presidente Hélio Silva A Câmara Municipal de Sumaré aprovou moção de pesar pela morte do Papa Francisco. O documento foi apresentado pelo vereador...
Honraria acontece na noite desta quinta-feira, em reconhecimento aos profissionais que atuam na segurança pública no município Oito profissionais da segurança pública que atuam em Sumaré vão receber a Medalha Tiradentes, em sessão solene na Câmara Municipal. O evento será rea...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.6