Proposta apresentada pelo presidente do Legislativo, vereador Hélio Silva, cria rede integrada de proteção às mulheres
No mês em que se celebra a luta por igualdade de direitos para as mulheres, a Câmara Municipal de Sumaré aprovou um projeto de lei que cria o programa “Mulher mais segura”. A finalidade é implementar uma rede integrada de proteção, saúde e acolhimento às vítimas de violência no município. A proposta foi apresentada pelo presidente da Câmara, vereador Hélio Silva (Cidadania). O PL nº 145/2025 foi aprovado por unanimidade com 19 votos favoráveis na sessão ordinária desta terça-feira (11). A proposta agora segue para sanção do Executivo.
O projeto “Mulher mais segura” terá como prioridade o melhor atendimento à mulher vítima de violência, com a finalidade de preservar sua dignidade, saúde e integridade física e psicológica. Para isso, poderá ser criada uma central única de acolhimento especializado com equipes multidisciplinares e capacitadas para prestar serviços de saúde, assistência social, jurídico, psicológico, de apoio e acompanhamento da mulher nos setores públicos.
O texto do presidente Hélio Silva também prevê a realização de campanhas de conscientização e prevenção da violência contra a mulher, com foco na desconstrução de estereótipos e preconceitos, bem como o fortalecimento da rede de proteção e enfrentamento à violência contra a mulher, por meio da articulação entre órgãos governamentais, entidades da sociedade civil e demais instituições.
Deverá ser garantido ainda o atendimento humanizado e assistência de forma articulada com todos os serviços que compõe a rede integrada de proteção, saúde e acolhimento à mulher em situação de violência. Visando à inserção da mulher vítima de violência no mercado de trabalho, as beneficiárias do projeto poderão ser encaminhadas aos serviços públicos de educação e capacitação profissional.
Na avaliação do vereador, a articulação do Poder Executivo municipal com as demais instituições permitirá a execução de políticas públicas efetivas de segurança das mulheres e fará com que elas se sintam inseridas na rede de apoio e proteção.
"A importância do projeto está no planejamento das ações, que se dará em conjunto com os demais órgãos integrantes da rede de proteção, saúde e acolhimento às vítimas de violência no âmbito do município de Sumaré. A implantação de uma política de proteção às mulheres e de combate à violência que se pretenda efetiva precisa ser conduzida por vários setores interligados", defende Hélio Silva na justificativa do projeto.
Demais projetos
Ainda durante a sessão desta terça-feira, foi aprovado o PL nº 139/2025, de autoria do vereador Ney do Gás (PV), que institui no município o “Disque Plante uma Árvore”. Em regime de urgência, foi aprovado também o PL nº 243/2025, de autoria do vereador Rai do Paraíso (Republicanos), Pereirinha (Cidadania) e Welington da Farmácia (MDB), que altera a Lei Municipal nº 6.656/2021.
A legislação em vigor tornava obrigatória a instalação de redes de proteção em todas as áreas dos novos empreendimentos, prédios e apartamentos de Sumaré que ofereçam risco de queda, como janelas, inclusive de banheiros e áreas de serviços, varandas, áreas de manutenção e de sistemas de ar condicionado e áreas comuns. Com a alteração aprovada na sessão desta terça, a lei torna facultativa a instalação das redes de proteção.
Moções
Quatro moções foram aprovadas pelos parlamentares nesta terça. A moção nº 9/2025, de autoria do vereador Valdir de Oliveira (Republicanos), congratula a senhora Simone Aparecida Malaquias, "em reconhecimento ao excelente trabalho prestado a Sumaré e pelo comprometimento com a promoção da solidariedade e do bem-estar social".
De autoria do vereador Tião Correa (PSDB), foram aprovadas a Moção nº 10/2025, em congratulação ao padre Luan Flávio de Oliveira, e a Moção nº 11/2025, aos integrantes da Paróquia São Miguel Arcanjo, pelas comemorações de 25 anos de criação da paróquia.
Por fim, foi aprovada a Moção nº 12/2025, de autoria do vereador Alan Leal (PRD), ao delegado Eduardo Salge da Fonseca e Cunha, "pelo excepcional trabalho realizado na Delegacia de Defesa da Mulher de Sumaré".
O acesso integral aos documentos da sessão pode ser feito através do site da Câmara, no link https://sumare.siscam.com.br/sessoes.
Publicado em: 11 de março de 2025
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Eleita para o Parlamento Jovem 2025, Luana Machado segue em tratamento contra o câncer, no Hospital Boldrini A família da parlamentar jovem Luana Machado, integrante do Parlamento Jovem 2025 da Câmara Municipal de Sumaré, lançou uma nova campanha para doação de sangue ao H...
Câmara de Sumaré aprovou a proposta por unanimidade durante a sessão ordinária da última terça-feira Na reunião desta terça-feira (9), a Câmara Municipal de Sumaré aprovou, por unanimidade, a moção apresentada pelo vereador Allan Sangalli (PSB). No documento, o parlamentar re...
Equipe da ONG “Griots - Os Contadores de Histórias” recebeu moção de congratulação no plenário da Câmara de Sumaré, durante a sessão ordinária desta terça-feira, pelo trabalho em hospitais, UPAs e lares de idosos O vereador Tião Correa (PSDB) homenageou os voluntários do Hos...
Proposta do prefeito Henrique do Paraíso quer acabar com a espécie popularmente conhecida como Leucena, que é tóxica e dificulta o crescimento de plantas nativas A Câmara Municipal de Sumaré aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (9), um projeto de lei que reconhece a...
Proposta apresentada pelo vereador Wellington Souza entra em discussão na reunião ordinária desta terça-feira O Projeto de Lei nº 379/2025, de autoria do vereador Wellington Souza (PT), entra em votação na Câmara de Sumaré nesta terça-feira (9). Parte da Ordem do Dia da 27...
Neste ano, mais de 230 alunos do Ensino Médio disputam as 21 vagas do projeto, que dará aos jovens a oportunidade de vivenciar a rotina de um vereador As eleições para o Parlamento Jovem de Sumaré já começaram e seguem até o dia 12 de setembro. Equipes da Câmara Municipal de...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9