Pesquisar

Notícias



Monitoramento em passarelas e passagens subterrâneas de Sumaré é aprovado pela Câmara

Visualize fotos

Proposta dos vereadores Alan Leal, Welington da Farmácia e Hélio Silva prevê que os equipamentos poderão ser instalados tanto pelo Poder Público quanto por meio de parcerias com a iniciativa privada 

A Câmara Municipal de Sumaré aprovou, nesta terça-feira (19), durante a 24ª sessão ordinária do ano, um projeto de lei que autoriza a instalação de câmeras de monitoramento em passarelas e passagens subterrâneas da cidade. A proposta foi apresentada pelo vereador Alan Leal (PRD) e contou com a coautoria do vereador Welington da Farmácia (MDB) e do presidente da Câmara, vereador Hélio Silva (Cidadania). A matéria agora segue para sanção do prefeito Henrique do Paraíso.

O texto prevê que os equipamentos poderão ser instalados tanto pelo Poder Público quanto por meio de parcerias com a iniciativa privada. Nessas parcerias, caberá às empresas arcar com os custos de aquisição, manutenção e operação, sem ônus para o Município. Em contrapartida, será permitida a exploração de espaços publicitários nos locais contemplados.

As câmeras deverão atender a requisitos técnicos como alta resolução para identificação facial e de placas, visão noturna, resistência a intempéries, armazenamento digital de imagens por até 60 dias e transmissão em tempo real para a Polícia Municipal, que será responsável pelo monitoramento contínuo.

De acordo com a justificativa do projeto, a medida busca reforçar a segurança dos pedestres em áreas consideradas vulneráveis, principalmente no período noturno. “A presença de equipamentos de vigilância inibe a ação criminosa e possibilita uma resposta mais rápida das forças de segurança”, destacam os autores do PL na justificativa do projeto.

O texto também prevê penalidades em caso de descumprimento pelas empresas parceiras, incluindo a revogação do termo de cooperação e a remoção da publicidade autorizada. Caso a empresa não realize a retirada dentro do prazo estipulado, o Município poderá fazê-lo, cobrando os custos como dívida ativa.

 

Ordem do Dia

Outras duas propostas também foram aprovadas durante a sessão desta terça. O PL nº 391/2025, de autoria do vereador Wellington Souza (PT) e do presidente Hélio Silva, institui no município o Documento de Identificação da Pessoa com Neoplasia Maligna, destinado a munícipes diagnosticados com câncer. O objetivo do projeto é garantir prioridade a esses pacientes no acesso a serviços públicos, assistência social, psicológica e apoio familiar. Já o PL nº 373/2025 inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município o "Projeto Influência Hip Hop". A proposta é de autoria do vereador Rodrigo Digão (União Brasil).

 

Moções e requerimentos

Os parlamentares aprovaram também nove moções, todas de congratulação. Os vereadores Wellington Souza e Geraldo Medeiros, ambos do PT, fizeram moção de congratulação pela 25ª edição da Festa da Mandioca, realizada no Assentamento I de Sumaré. Wellington ainda prestou homenagens pela comemoração dos 51 anos da Apae de Sumaré. O vereador Valdir de Oliveira (Republicanos) homenageou a enfermeira Leni de Oliveira Mira, em reconhecimento à notável trajetória profissional e dedicação à área da saúde.

Na área da educação, o vereador Professor Edinho (Republicanos) congratulou a estudante Isabella Gonçalves Rui, que conquistou a medalha de ouro na 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). No mesmo segmento da educação, o vereador Dudu Lima (Cidadania) parabenizou a Escola Municipal Antônio Palioto e os estudantes Miguel Pereira Bomfim, Ana Lívia Silva de Lima, Alice Correa Lima e Bianca de Oliveira Fagundes pela classificação para a etapa estadual do Prêmio MPT (Ministério Público do Trabalho) na Escola 2025.

Também houve moções em homenagem a atividades religiosas em Sumaré. Os vereadores Wellington Souza e Tião Correa (PSDB) parabenizaram a paróquia Sagrado Coração de Jesus pela organização do tradicional Show de Prêmios, ocorrido no último final de semana. Já o vereador Ney do Gás (PV) fez moção de congratulação à Paróquia Santa Clara de Assis pelas celebrações da novena de Santa Clara.

Por fim, o vereador Lucas Agostinho (União Brasil) apresentou moção de congratulação ao influenciador digital Felipe Bressanim, o Felca, pela denúncia contra a adultização e sexualização de crianças e adolescentes nas redes sociais.

Além das moções, também foram aprovados 33 requerimentos que conferem honrarias diversas.



Versão para Impressão

Publicado em: 19 de agosto de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias


Câmara de Sumaré faz homenagem a corretores de imóveis que atuam na cidade

26 de agosto de 2025

Seis moções de congratulação à categoria foram aprovadas durante a sessão desta terça-feira, em homenagem ao Dia do Corretor de Imóveis A Câmara Municipal de Sumaré aprovou seis moções de congratulação ao Dia do Corretor de Imóveis, comemorado anualmente em 27 de agosto. As h...

Leia Mais

Câmara vota conscientização sobre distrofias musculares em Sumaré

25 de agosto de 2025

Proposta dos vereadores Tião Correa e Hélio Silva, presidente do Legislativo, estabelece a data de 17 de setembro como Dia Municipal de Conscientização sobre as Distrofias Musculares; projeto integra a pauta da sessão desta terça-feira   A conscientização sobre as distrofias...

Leia Mais

Escola do Legislativo participa da VII Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Sumaré

21 de agosto de 2025

Participação acontece por meio de uma palestra com o tema “Erradicação da fome, garantia de direitos e participação social”, ministrada pelo professor Luis Carlos Gonçalves, da equipe da Escola do Legislativo   A Escola do Legislativo Professora Ceilita Miranda de Nadai, da...

Leia Mais

Parlamento Jovem amplia alcance nas escolas e registra 40% a mais de inscritos

18 de agosto de 2025

Iniciativa da Câmara Municipal de Sumaré terá disputa entre 233 candidatos de 25 escolas que oferecem ensino médio  O Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Sumaré recebeu 233 inscrições para a edição de 2026 do projeto, que seleciona estudantes do ensino médio para vivencia...

Leia Mais

Câmara de Sumaré vota documento de identificação para pacientes com câncer

18 de agosto de 2025

18/08/2025 (segunda-feira) | Credencial prevista em projeto dos vereadores Wellington Souza e Hélio Silva pretende garantir prioridade no acesso a serviços públicos, assistência social, psicológica e apoio familiar   A Câmara de Sumaré vota, na sessão ordinária desta terça-f...

Leia Mais

Presidente da Câmara de Sumaré dá início ao programa de adequação do Legislativo à LGPD

15 de agosto de 2025

Hélio Silva abriu os trabalhos do grupo que irá atuar no ajustamento do Legislativo sumareense à lei que regula o tratamento de dados pessoais  A Câmara Municipal de Sumaré deu início ao programa de adequação do Legislativo às diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pess...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!