O vereador Dirceu Dalben (PR) apresentou a Moção de Congratulação nº 226/18 durante a 39ª sessão ordinária realizada essa semana parabenizando a Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Nilza Thomazini pelos 20 anos de sua criação.
A instituição iniciou-se como Escola Estadual do Bairro do Matão com portaria de funcionamento em dezembro de 1980. Mais tarde passou a ser denominada Escola Estadual de Primeiro Grau Prof.ª Nilza Thomazini e funcionava onde é hoje a extensão da Escola Municipal Parque Regina no Jardim Santa Clara.
No ano de 1996, com a nova Lei de Diretrizes e Bases, o então prefeito Antônio Dirceu Dalben firmou convênio com o governo do Estado e a Escola foi municipalizada.
Em fevereiro de 1998, com um prédio novo no bairro Parque Residencial Regina construído para esse fim, inicia-se o funcionamento da EMEF Prof.ª Nilza Thomazini atendendo 24 classes da 1ª à 4ª séries.
Com o atendimento de ponta oferecido pela escola municipal, inicia-se entre os pais uma solicitação árdua para que o atendimento fosse estendido até a 8ª série, para que os alunos pudessem completar todo o ciclo do ensino fundamental na instituição.
O Prefeito Antônio Dirceu Dalben, analisando as solicitações, autoriza a implantação gradativa e a partir de 2000 começa o atendimento do fundamental II e a primeira turma de concluintes ocorreu em 2003.
De sua inauguração até a presente data o prédio passou por reformas e ampliação para melhor atender a demanda e o crescimento do bairro.
Hoje a Unidade escolar atende do 1º ao 9 º ano e EJA (Ensino de Jovens e Adultos), totalizando atendimento a 1093 alunos, distribuídos em 37 classes, conta com laboratório de informática, sala de leitura, sala de ciências, educação física e a sala de Recursos Especiais.
No último dia 30/11/2018 a escola comemorou 20 anos de atendimento, passando a receber os filhos de ex-alunos que buscam um ensino de qualidade.
A História da Prof.ª Nilza
Em Rio Claro, no ano de 1936, nasciam as gêmeas Nilza e Nilda. O pai era chapeleiro de profissão e músico nas horas vagas.
Sua mãe dedicava-se ao lar e à educação das gêmeas. O lar era uma casa com amor a Deus e ao próximo.
Infelizmente a mãe das meninas morreu precocemente, deixando as gêmeas ao cuidado paterno e da irmã mais velha com 20 anos.
Nilza cresceu e dedicou-se ao ensino público. Lecionou por muitos anos e aposentou-se no Matão, deixando muitas saudades para as crianças e pais. O descanso era merecido, pois a dedicada Professora Nilza acordava às 4 horas da manhã e viajava 80 km até Hortolândia, completando o caminho com charrete.
Em 1986, a pobre senhora Nilza teve um agravamento no problema cardíaco devido à doença nos rins, foi hospitalizada em São Paulo e faleceu em 5 de agosto. Seu exemplo de vida foi homenageado com o nome da Escola.
Publicado em: 05 de dezembro de 2018
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Além do projeto apresentado pelo prefeito Henrique do Paraíso, que prevê arrecadação de R$ 1,8 bilhão para o próximo ano, vereadores aprovaram duas emendas impositivas de autoria do presidente do Legislativo, vereador Hélio Silva Durante a sessão ordinária desta terça-fei...
Peça do orçamento será votada em segundo turno com duas emendas impositivas de autoria do presidente Hélio Silva A Câmara Municipal de Sumaré vota, nesta terça-feira (9), em segundo turno, o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. Enviado pelo prefeito Henrique do Pa...
Solenidade destacou trajetórias que contribuem para a história, a cultura e o desenvolvimento de Sumaré Em uma noite de celebração a personalidades e autoridades que ajudam a contar a história de Sumaré, a Câmara Municipal promoveu, nesta quinta-feira (4), uma sessão solene...
Discussão abordou barreiras sociais, expectativas e políticas de inclusão para pessoas autistas O plenário da Câmara Municipal de Sumaré recebeu, nesta quarta-feira (3), a palestra “Autismo na adolescência e na vida adulta”, iniciativa do gabinete do vereador Professor Edinh...
Projetos do Executivo são aprovados por unanimidade em regime de urgência; propostas sobre LGPD, Lei Anticorrupção e Identidade Pet foram adiadas por três sessões Dois projetos de lei foram aprovados durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Sumaré, que ocorreu na tar...
Encontro solicitado pela Ademas e convocado pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara promove diálogo entre Legislativo, sociedade civil e especialistas O meio ambiente foi tema de uma audiência pública realizada no plenário da Câmara Municipal de Sumaré na tarde desta segund...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9