O vereador Dirceu Dalben (PR) apresentou a Moção de Congratulação nº 226/18 durante a 39ª sessão ordinária realizada essa semana parabenizando a Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Nilza Thomazini pelos 20 anos de sua criação.
A instituição iniciou-se como Escola Estadual do Bairro do Matão com portaria de funcionamento em dezembro de 1980. Mais tarde passou a ser denominada Escola Estadual de Primeiro Grau Prof.ª Nilza Thomazini e funcionava onde é hoje a extensão da Escola Municipal Parque Regina no Jardim Santa Clara.
No ano de 1996, com a nova Lei de Diretrizes e Bases, o então prefeito Antônio Dirceu Dalben firmou convênio com o governo do Estado e a Escola foi municipalizada.
Em fevereiro de 1998, com um prédio novo no bairro Parque Residencial Regina construído para esse fim, inicia-se o funcionamento da EMEF Prof.ª Nilza Thomazini atendendo 24 classes da 1ª à 4ª séries.
Com o atendimento de ponta oferecido pela escola municipal, inicia-se entre os pais uma solicitação árdua para que o atendimento fosse estendido até a 8ª série, para que os alunos pudessem completar todo o ciclo do ensino fundamental na instituição.
O Prefeito Antônio Dirceu Dalben, analisando as solicitações, autoriza a implantação gradativa e a partir de 2000 começa o atendimento do fundamental II e a primeira turma de concluintes ocorreu em 2003.
De sua inauguração até a presente data o prédio passou por reformas e ampliação para melhor atender a demanda e o crescimento do bairro.
Hoje a Unidade escolar atende do 1º ao 9 º ano e EJA (Ensino de Jovens e Adultos), totalizando atendimento a 1093 alunos, distribuídos em 37 classes, conta com laboratório de informática, sala de leitura, sala de ciências, educação física e a sala de Recursos Especiais.
No último dia 30/11/2018 a escola comemorou 20 anos de atendimento, passando a receber os filhos de ex-alunos que buscam um ensino de qualidade.
A História da Prof.ª Nilza
Em Rio Claro, no ano de 1936, nasciam as gêmeas Nilza e Nilda. O pai era chapeleiro de profissão e músico nas horas vagas.
Sua mãe dedicava-se ao lar e à educação das gêmeas. O lar era uma casa com amor a Deus e ao próximo.
Infelizmente a mãe das meninas morreu precocemente, deixando as gêmeas ao cuidado paterno e da irmã mais velha com 20 anos.
Nilza cresceu e dedicou-se ao ensino público. Lecionou por muitos anos e aposentou-se no Matão, deixando muitas saudades para as crianças e pais. O descanso era merecido, pois a dedicada Professora Nilza acordava às 4 horas da manhã e viajava 80 km até Hortolândia, completando o caminho com charrete.
Em 1986, a pobre senhora Nilza teve um agravamento no problema cardíaco devido à doença nos rins, foi hospitalizada em São Paulo e faleceu em 5 de agosto. Seu exemplo de vida foi homenageado com o nome da Escola.
Publicado em: 05 de dezembro de 2018
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Data da reunião ordinária foi alterada excepcionalmente devido ao Carnaval, período de ponto facultativo no funcionalismo público A Câmara Municipal de Sumaré realiza, na próxima sexta-feira (20), sua 3ª sessão ordinária do ano. A reunião, tradicionalmente realizada às terça...
Quatro agentes das forças de segurança que trabalham no Proerd e no Promad receberam moções de congratulação no plenário da Câmara O vereador Professor Edinho (Republicanos) prestou homenagem a policiais militares e municipais que atuam em projetos de prevenção ao uso de d...
Moção apresentada pelo vereador Ney do Gás, que defende o acordo estabelecido entre os três Poderes em combate à violência de gênero, foi aprovada nesta terça-feira, por unanimidade Durante a reunião ordinária deste terça-feira (10), os vereadores de Sumaré demonstraram se...
Durante reunião neste sábado, estudantes também participaram de sorteio de apadrinhamento e de atividade formativa sobre redação de proposituras Na manhã deste sábado (7), o Parlamento Jovem de Sumaré se reuniu no plenário da Câmara Municipal para realizar a primeira sessã...
Sessão começa às 10h e inclui temas como LGPD, transporte rural, lei anticorrupção e inclusão escolar A Câmara Municipal de Sumaré votará dez projetos de lei na sessão ordinária desta terça-feira (10). As propostas constam na Ordem do Dia da reunião, agendada para começa...
Projeto do vereador Alan Leal, inspirado pelo caso do cachorro Orelha, foi aprovado por unanimidade na reunião da Câmara Municipal desta terça-feira Na sessão ordinária desta terça-feira (3), o vereador Alan Leal (PRD) apresentou, em regime de urgência, o Projeto de Lei nº 23...
Copyright 2026 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.10