Proposta apresentada pelo vereador Ulisses Gomes foi aprovada por unanimidade durante a 40ª sessão ordinária do ano
Na semana em que se celebra o Dia da Consciência Negra, a Câmara Municipal de Sumaré aprovou um projeto de lei que inclui a Semana da África e da Cultura Afro-brasileira no calendário oficial de eventos do município. A proposta do vereador Ulisses Gomes (PT) foi aprovada por unanimidade durante a 40ª sessão ordinária do ano, realizada nesta terça-feira (22). O texto do PL nº 296/2022 agora segue para sanção do prefeito Luiz Dalben.
Se a lei for sancionada, a Semana da África e da Cultura Afro-Brasileira será celebrada anualmente entre os dias 20 e 25 de maio, quando deverão ocorrer discussões e debates nas escolas públicas municipais. Na disciplina de história, os estudantes deverão aprender sobre a africanidade na formação sociocultural brasileira, visando à superação dos preconceitos e discriminações contra afrodescendentes.
"Se realmente queremos construir uma sociedade igualitária, é necessário compreender qual o papel que cada estrutura socioeconômica desempenha na reprodução do racismo, a fim de desenhar estratégias eficazes para o seu enfrentamento. Nesse cenário, o combate à desigualdade racial na educação é essencial, enquanto elemento indispensável para qualquer mudança, de modo que, sem uma educação efetivamente antirracista, não é possível pensar em uma sociedade igualitária", esclarece o autor do projeto.
Ulisses Gomes explica ainda que a data escolhida para a Semana da África e da Cultura Afro-brasileira em Sumaré remete ao dia 25 de maio de 1963, quando foi fundada a Organização da Unidade Africana (OUA), hoje conhecida como União Africana. Nesta data também é comemorado o Dia da África, anteriormente chamado Dia da Liberdade de África e Dia da Libertação de África.
O projeto de lei do vereador Ulisses Gomes tem como objetivo contribuir ainda mais com legislação municipal já existente sobre o tema, como a norma que instituiu o 20 de Novembro como Dia da Consciência Negra em Sumaré (Lei nº 3.660, de 7 de março de 2002) e aquela que tornou a data feriado municipal (Lei nº 3.922, de 18 de fevereiro de 2004); o Diploma de Honra ao Mérito Dandara e Zumbi dos Palmares, criado em 2004 e revisado em 2021; e a reserva de vagas para negros e afrodescendentes em concursos públicos municipais (Lei 5.906, de 2 de janeiro de 2017).
Sessão ordinária
Devido a um problema técnico no sistema eletrônico de votação do plenário, identificado pela equipe de sonoplastia da Câmara na manhã desta terça-feira, a reunião precisou ser realizada de forma remota. As votações transcorreram normalmente. O projeto do vereador Ulisses Gomes foi o único aprovado durante a Ordem do Dia.
Os outros três projetos previstos saíram de pauta. O PL nº 76/2021, de autoria do vereador Ney do Gás (Cidadania), que institui o Programa de Prevenção a Diabetes nas Creches e Escolas Públicas do Município de Sumaré, foi retirado pelo próprio autor. O PL nº 284/2021, apresentado pelo vereador Rudinei Lobo (PL), que cria o Programa de Incentivo ao Esporte a Pessoas com Deficiência no município de Sumaré, saiu por apresentação de emenda apresentada pelos vereadores Hélio Silva (Cidadania), Joel Cardoso (PSD) e Andre da Farmácia (PSC).
O PL nº 293/2022, de autoria do vereador Digão (União Brasil), que proíbe as escolas de educação infantil conveniadas ao Programa Pró-Educação Básica (Proeb) e as escolas municipais de receberem e servirem merendas prontas e transportadas de outra localidade que não seja a própria escola, também saiu por apresentação de emenda do vereador Hélio Silva.
Em regime de urgência, foram aprovados cinco projetos de lei de autoria do prefeito Luiz Dalben: os PLs nº 297/2022 e nº 298/2022 estendem a denominação de vias públicas e os PLs nº 299/2022, nº 301/2022 e nº 302/2022 dispõem sobre autorização ao Executivo Municipal para promover a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente.
Também foram aprovadas três moções de congratulação.
Publicado em: 24 de novembro de 2022
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Reunião será precedida de oficina sobre a construção do Ciclo de Gestão das Políticas Públicas e o uso do Design Thinking Os parlamentares jovens de Sumaré se reúnem, neste sábado (2), para a 6ª reunião ordinária do ano. O encontro acontece a partir das 9h, no plenário da Câm...
Vereador é autor da lei municipal que dá o nome de Mário Gabriel dos Santos Ferreira de Freitas, o Balotelli, ao novo equipamento esportivo O vereador Rai do Paraíso (Republicanos) participou da inauguração da nova quadra poliesportiva do Centro de Convivência da Terceira Id...
Numa iniciativa cultural do mandato do vereador Dudu Lima (Cidadania), será realizada no próximo domingo, dia 13 de julho, a partir das 8h30, a abertura oficial da exposição “Sumaré: Um olhar sobre o tempo”. A mostra promete encantar os moradores com uma viagem visual pela his...
Evento gratuito acontece em agosto, no plenário do Legislativo; inscrições já podem ser realizadas pelos servidores públicos A Câmara Municipal de Sumaré e o Fundo de Previdência Social do Município (Sumprev) abriram inscrições para um seminário que vai abordar as novas reg...
Moções de congratulação às paróquias que participaram da procissão de Corpus Christi e aos 35 anos de ministério dos pastores Antônio Benedito e Sônia Capelleto foram aprovadas por unanimidade em plenário Duas moções com temática religiosa fizeram parte da sessão ordinária...
Reconhecimentos foram feitos por meio de duas moções, aprovadas durante a sessão ordinária dessa semana, na Câmara de Sumaré O vereador Rai do Paraíso (Republicanos) apresentou duas moções de congratulação durante a sessão dessa semana, na Câmara Municipal de Sumaré. A moç...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9