Pesquisar

Notícias



Câmara aprova iluminação pública nos pontos de ônibus de Sumaré

Visualize fotos

Proposta do vereador Andre da Farmácia pretende oferecer segurança aos usuários de transporte coletivo do município

A Câmara de Sumaré aprovou, na sessão desta terça-feira (23), o Projeto de Lei nº 46/2022, que dispõe sobre a instalação de iluminação pública nos pontos de ônibus do município. Apresentada pelo vereador Andre da Farmácia (PSC), a proposta também teve duas emendas modificativas aprovadas, de autoria do presidente do Legislativo, vereador Hélio Silva (Cidadania), e do vereador Lucas Agostinho (União Brasil).

O PL autoriza que os abrigos nos pontos de ônibus a serem implantados na cidade possam ser servidos por um ponto de iluminação pública, de modo a estarem convenientemente iluminados, conforme os parâmetros técnicos recomendados. No caso de abrigos já implantados que não atendam aos critérios de iluminação, estes deverão ser adequados, num prazo de até seis meses, a partir da regulamentação pelo Poder Executivo.

De acordo com a propositura, os abrigos nos pontos de ônibus já implantados que não puderem receber energia por meio de um ponto de iluminação pública, por razões técnicas, deverão ter um ou mais postes de iluminação nas proximidades, de modo a estarem sob o feixe de luz formado pelo ângulo de abertura da fonte luminosa.

O autor da proposta explica que “o objetivo de nosso projeto é oferecer segurança aos usuários de transporte coletivo em nosso município. A falta de iluminação tende a aumentar os índices de violência, em especial, entre os estudantes e trabalhadores que dependem diariamente desse tipo de transporte. A possibilidade de mantermos a claridade por meio de pontos públicos de energia é um avanço nesse sentido”, finaliza Andre.

Ainda segundo o projeto, as despesas decorrentes ficarão a cargo da concessionária de transporte público municipal, de forma a não gerar ônus para a Administração Pública.

SESSÃO ORDINÁRIA

Também na sessão de terça-feira, os parlamentares votaram e aprovaram três moções de congratulação, três moções de pesar e uma moção de repúdio.

Já o PL nº 23/2023, de autoria do vereador Willian Souza (PT), que dispõe sobre a proibição de compra, venda, fornecimento e consumo de bebidas alcoólicas nas unidades escolares e em qualquer dos estabelecimentos de ensino da rede municipal de Sumaré, saiu de pauta por pedido de vista do próprio autor.

O Substitutivo nº 1 ao PL nº 35/2023, apresentado pelo vereador Alan Leal (Patriota), que dispõe sobre a construção ou adaptação de fraldários acessíveis aos frequentadores de estabelecimentos públicos e privados no município, foi aprovada em plenário, com 16 votos favoráveis. Foi votada ainda uma emenda de autoria do próprio autor do projeto, que recebeu aprovação, contando com 17 votos a favor.



Versão para Impressão

Fique por dentro

Outras Notícias


Câmara de Sumaré recebe palestra sobre autismo na adolescência e na vida adulta

28 de novembro de 2025

Evento ocorre na quarta-feira, às 19h, e será conduzido pelo escritor Leandro Rafer Venancio da Silva, especialista em acessibilidade e inclusão  Na próxima quarta-feira (3), o plenário da Câmara de Sumaré recebe a palestra “Autismo na adolescência e na vida adulta”. Uma inic...

Leia Mais

Estudantes eleitos para o Parlamento Jovem 2026 tomam posse

28 de novembro de 2025

Sessão solene aconteceu no auditório da Faculdade Anhanguera de Sumaré, na noite desta quinta-feira Os estudantes eleitos para o Parlamento Jovem 2026 da Câmara Municipal de Sumaré tomaram posse na noite desta quinta-feira (27). A sessão solene aconteceu no auditório da Facul...

Leia Mais

Meio ambiente é tema de audiência pública na Câmara de Sumaré

27 de novembro de 2025

Evento promovido pela Comissão de Meio Ambiente do Legislativo e solicitado pela Associação de Defesa do Meio Ambiente de Sumaré acontece na segunda-feira   A Câmara de Sumaré promove, na próxima segunda-feira (1º), audiência pública para debater assuntos relevantes ligados...

Leia Mais

Em audiência pública na Câmara, mães e famílias atípicas relatam desafios enfrentados pelas crianças neurodivergentes em Sumaré

27 de novembro de 2025

Reunião convocada pela Comissão de Saúde e Educação do Legislativo debateu políticas municipais para crianças com autismo, TDAH e outras condições que impactam o desenvolvimento infantil   A Câmara Municipal de Sumaré realizou, na noite desta quarta-feira (26), uma audiência...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!