No fim da tarde de ontem (13), um jovem de 26 anos foi encontrado morto no complexo represas do Horto Florestal, em Sumaré. Ele estava pescando e ao jogar uma rede em um local fundo, se enroscou no material e se afogou. A prática é proibida na área. A notícia chegou até o vereador Ulisses Gomes (PT), que afirmou que a Prefeitura foi negligente no caso. Há dois meses, o vereador apresentou uma moção de apelo alertando o Poder Executivo sobre os riscos no local. Na sessão de terça-feira (12), ele apresentou outro documento.
“Infelizmente, perdemos uma vida na represa, numa tragédia anunciada. Isso mostra a negligência e omissão da Prefeitura em solucionar o caso. É inadmissível que um governo feche os olhos para a proteção ambiental e segurança das pessoas nos locais públicos”, ressaltou Gomes. A moção 156/13, aprovada por unanimidade na Câmara Municipal, no dia 10 de setembro gerou uma grande discussão entre os vereadores. O documento relatou que o local é tomado por pessoas, carros, churrasqueiras, barcos, lixo doméstico, consumo de drogas e a prática de atos libidinosos, com a caracterização de crimes de trânsito e ambiental.
A moção também foi assinada pelo vereador Décio Marmirolli (PSDB), que afirmou ter encaminhado diversos pedidos para que a Prefeitura desse uma atenção especial no parque. Porém, o vereador garantiu “não ter o respaldo necessário”.
Na sessão do dia 10 de setembro foi sugerida ainda a vigilância constante da Guarda Municipal nos arredores do Horto Florestal. A sugestão veio do vereador Sérgio de Carvalho Elias, o Sérgio Populina (PSB), que afirmou ainda que, antigamente funcionários cuidavam do local, para evitar o abandono e o vandalismo.
Já o requerimento nº 1050, lido e aprovado na sessão desta semana, reforçou a cobrança. No documento, também assinado por Gomes, ressalta em seu quarto questionamento que “caso um incidente grave ocorra, a Prefeitura de Municipal de Sumaré é co-responsável e/ou conivente e deverá arcar com as consequências e sequelas, talvez irreparáveis”.
Marmirolli voltou a comentar sobre o assunto e afirmou que a administração municipal é tolerante aos atos ilícitos. “A represa também é um local de captação de água e isso pode comprometer uma série de conseqüências em relação ao abastecimento de água. Estamos vendo uma leniência por parte do governo em relação à preservação ambiental naquela região”, destacou o parlamentar.
Segundo as primeiras informações do Corpo de Bombeiros da cidade, a vítima morava em Sumaré e foi encontrado sem vida quando foi retirado da água. A Guarda Municipal também colaborou com o resgate. Ainda na noite de ontem, a Polícia Científica averiguou o caso. O rapaz faleceu por volta das 17h30.
“Será que agora a Prefeitura vai dar atenção para o Horto? Há dois meses denunciamos o caso, alertamos sobre os riscos e pedimos providências e nada foi feito. Não foi por falta de conhecimento. Aquela área tinha que ser monitorada com frequência pela administração, impedindo o vandalismo ao principal parque da cidade e assim, impedir tragédias como esta”, declarou Gomes.
LEI DO HORTO
Situada na Região Central da cidade, nas proximidades da divisa com a cidade de Hortolândia, o Horto Florestal, de acordo com a Lei 3.496 de outubro de 2000, é uma área de proteção ambiental. “Esta lei criou o Parque Ecológico do Horto e eu tive a honra de ser o prefeito, que a sancionou. Ela proíbe várias atividades no local. O Horto é o pulmão verde da Região Metropolitana de Campinas e precisa ser conservado. Antigamente tinha um portal com guarita e hoje não tem”, lembrou o presidente da Casa, Dirceu Dalben (PROS).
Publicado em: 14 de novembro de 2013
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Sessão solene aconteceu nesta quinta-feira, no plenário do Legislativo A cerimônia de entrega da Medalha Tiradentes a destaques na área da segurança pública em Sumaré aconteceu nesta quinta-feira (24), no plenário da Câmara Municipal. Este ano, o Legislativo prestou homena...
EDITAL DE TRAMITAÇÃO DE PROJETO DE LEI Nos termos do artigo 291 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Sumaré, FAÇO SABER que se encontra em tramitação na Secretaria da Câmara Municipal de Sumaré o Projeto de Lei nº 305/2025, de autoria do Excelentíssimo Senhor Prefeito...
Homenagem ao argentino Jorge Mario Bergoglio foi feita na sessão ordinária e contou também com um minuto de silêncio a pedido do presidente Hélio Silva A Câmara Municipal de Sumaré aprovou moção de pesar pela morte do Papa Francisco. O documento foi apresentado pelo vereador...
Honraria acontece na noite desta quinta-feira, em reconhecimento aos profissionais que atuam na segurança pública no município Oito profissionais da segurança pública que atuam em Sumaré vão receber a Medalha Tiradentes, em sessão solene na Câmara Municipal. O evento será rea...
Proposta apresentada pelo vereador Valdir de Oliveira quer estimular atividades recreativas, culturais e educativas voltadas para o conhecimento histórico e artístico das décadas anteriores O plenário da Câmara Municipal de Sumaré vota um projeto de lei que institui o "Dia do...
Chefe do Legislativo de Sumaré ressaltou o legado do pontífice na defesa dos pobres, promoção da paz e do diálogo entre religiões e culturas O presidente da Câmara Municipal de Sumaré, vereador Hélio Silva (Cidadania), decretou luto oficial de sete dias no âmbito do Poder L...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.6