Do total, 441 matérias foram protocoladas pelos parlamentares, que pautaram avanços e melhorias para a população sumareense em diversas áreas
A Câmara Municipal de Sumaré encerrou o ano de 2025 com 523 projetos de lei apresentados ao Parlamento. Desse total, 441 matérias foram protocoladas pelos vereadores, pautando avanços e melhorias para a população sumareense em diversas áreas, como saúde pública, educação, bem-estar animal, cultura, meio ambiente, entre outras políticas de interesse coletivo. Ao todo, 166 projetos foram aprovados em plenário.
O volume expressivo de proposições reflete o início de uma nova legislatura, período em que os vereadores apresentam com maior intensidade suas pautas, demandas da população e compromissos assumidos durante o processo eleitoral. Embora seja comum essa alta nos primeiros anos de cada legislatura, os dados de 2025 superam significativamente os de 2021 - primeiro ano da legislatura anterior -, quando foram protocolados 380 projetos de lei, sendo 279 deles apresentados pelos vereadores.
Ao longo do ano passado, o Legislativo realizou 40 sessões ordinárias, que somaram mais de 100 horas de debates em plenário. Além dos projetos de lei, foram lidas 13.970 indicações, aprovadas 229 moções, 150 requerimentos e 22 projetos de decreto legislativo, além da realização de oito sessões solenes, reforçando a atuação parlamentar em diferentes frentes.
Os projetos que não foram apreciados ao longo de 2025 permanecem em tramitação e poderão ser analisados, discutidos e votados até o final da legislatura, em 2028. Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Hélio Silva (Cidadania), os números demonstram o comprometimento do Legislativo com as demandas da cidade. “Os dados de 2025 mostram uma Câmara atuante, que debate, propõe e vota projetos importantes para a população. Para 2026, esperamos avançar ainda mais, com diálogo, responsabilidade e foco em projetos que atendam às reais necessidades da população”, declarou.
Publicado em: 20 de janeiro de 2026