Notícias

Notícias da Câmara



Audiência pública na Câmara aborda desafios e soluções para o meio ambiente

Visualize fotos

Encontro solicitado pela Ademas e convocado pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara promove diálogo entre Legislativo, sociedade civil e especialistas 

O meio ambiente foi tema de uma audiência pública realizada no plenário da Câmara Municipal de Sumaré na tarde desta segunda-feira (1º). O evento foi solicitado pela Associação de Defesa do Meio Ambiente de Sumaré (Ademas) e convocado pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara, composta pelos vereadores Wellington Souza (PT), Pereirinha (Cidadania) e Dudu Lima (Cidadania). A íntegra das discussões está disponível no canal do Legislativo no YouTube (youtube.com/camarasumare).

A atividade contou com a participação de representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente, do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos (Consimares), da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, da Associação de Moradores e Amigos (AMA) de Paulínia, além de pesquisadores e especialistas da área.

A Ademas, responsável pelo pedido de realização da audiência, foi representada por seu presidente, o engenheiro agrônomo Alan Cardeque Simões de Almeida. A entidade foi criada com diversos objetivos, entre eles buscar soluções para a despoluição do Ribeirão Quilombo, proteger demais cursos d’água e nascentes, combater e prevenir inundações, incentivar o plantio de árvores e a limpeza urbana, estimular a logística reversa, a coleta seletiva e a compostagem, preservar canteiros centrais e acompanhar obras e licenciamentos ambientais da Prefeitura.

“O nosso pedido [para realizar esta audiência pública] é baseado em observações que temos na nossa cidade. Eu trabalho na Prefeitura há mais de 30 anos nessa questão do meio ambiente. Então, conheço vários problemas. Nós da Ademas estamos dispostos a ajudar as autoridades a construir um meio ambiente saudável e equilibrado”, declarou Alan Cardeque.

Entre os temas debatidos, destacaram-se a necessidade de criação de planos municipais sustentáveis, o desenvolvimento de projetos de recuperação ambiental e o fortalecimento do controle social na área ambiental. Os vereadores se comprometeram a promover novas audiências públicas e ampliar a integração entre o Legislativo e entidades dedicadas à proteção do meio ambiente. “Esta Casa de Leis tem o dever de fomentar esse diálogo, de colher os subsídios técnicos e as demandas da população para construir uma legislação moderna, eficaz e que verdadeiramente proteja o patrimônio natural”, defendeu o vereador Dudu Lima.

O vereador Wellington Souza ressaltou o caráter inédito da iniciativa. “Sou vereador de primeiro mandato, mas não me recordo de haver uma audiência pública referente ao meio ambiente aqui na Câmara. E eu não tenho dificuldade de sentar para aprender. Hoje tive uma verdadeira aula, que vai me ajudar a pensar em projetos de lei e em requerimentos para a Secretaria de Meio Ambiente”, concluiu.




Publicado em: 02 de dezembro de 2025