Sessão solene aconteceu no auditório da Faculdade Anhanguera de Sumaré, na noite desta quinta-feira
Os estudantes eleitos para o Parlamento Jovem 2026 da Câmara Municipal de Sumaré tomaram posse na noite desta quinta-feira (27). A sessão solene aconteceu no auditório da Faculdade Anhanguera de Sumaré. O projeto institucional criado pela Câmara tem como principal objetivo oferecer aos estudantes uma formação cidadã que contribua para o aprimoramento da democracia. Cada vereador jovem será acompanhado pedagogicamente pela Escola do Legislativo Professora Ceilita Miranda de Nadai, esclarecendo a função e o cotidiano do Poder Legislativo através de sessões ordinárias mensais, além de cursos de formação e atividades que explicam o processo legislativo aos participantes.
A cerimônia de posse foi chefiada pelo presidente da Câmara, vereador Hélio Silva (Cidadania). Também marcaram presença o presidente da Escola do Legislativo, vereador Dudu Lima (Cidadania), e os vereadores Wellington Souza (PT) e Pereirinha (Cidadania). O diretor da Escola, Hélio Ricardo de Almeida, a coordenadora acadêmico-pedagógica da instituição, Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes, e o assessor parlamentar Douglas de Oliveira, que estava representando o deputado estadual Dirceu Dalben, completaram a mesa de honra. Diversas diretoras de escolas estaduais prestigiaram o evento.
Durante a sessão, os parlamentares jovens fizeram juramento e receberam os diplomas que atestam a adesão do projeto. Ainda no mês de dezembro, os jovens devem passar por um treinamento oferecido pela Escola do Legislativo. A primeira sessão ordinária da nova legislatura do Parlamento Jovem deve ocorrer em fevereiro de 2026. Na ocasião, será eleita a Mesa Diretora e será feito o sorteio dos vereadores que vão apadrinhar cada parlamentar jovem.
Neste ano, equipes ligadas ao Parlamento Jovem percorreram 25 escolas da cidade para coletar o voto dos alunos. No total, 233 estudantes disputaram as 21 vagas do projeto. Da soma dos votos (5.619), 5.486 foram válidos, 54 foram brancos e 79 foram nulos. A aluna Julia da Rocha Oliveira Vogas, da Escola Estadual Marianina de Rosis Moraes, foi a mais votada do pleito, com 165 votos.
Também foram eleitas Allana Victória da Conceição dos Santos, Ana Beatriz Oliveira Daleffe, Augusto Cezar Silva Oliveira, Beatriz Santos Silva, Brielli Tafner Ferreira, Emilly Gabriele Silveira Martins, Felype Pereira da Silva, Gabriel Souza Barbosa, Joyce de Paula Branco, Julia Santos Albuquerque, Livia Beatriz Sobrinho, Lucas Rodrigues Gonçalves, Luis Augusto Chiarelli, Manuella de Almeida Fiorentino, Maria Vitoria Lima Dos Santos, Maycon Marinho Rodrigues, Nicole Carolina Machado Avila, Nycolas Gabriel Barboza Lira, Pyerre da Silva Santos e Valentina Rangel dos Santos.
Publicado em: 28 de novembro de 2025