Notícias

Notícias da Câmara



Presidente Hélio Silva sugere comissão de inquérito para apurar indício de envolvimento de autoridades da Secretaria de Educação em fraudes em licitações

Visualize fotos

Proposta do parlamentar foi feita durante a 38ª sessão ordinária, realizada nesta terça-feira

O presidente da Câmara Municipal de Sumaré, vereador Hélio Silva (Cidadania), sugeriu a todos os vereadores a abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar possível envolvimento de autoridades municipais da Secretaria de Educação em esquemas de fraudes em licitações. A sugestão foi feita durante uma fala do presidente, na sessão ordinária desta terça-feira (25). De acordo com o Regimento Interno da Câmara, as CEIs têm poderes de investigação próprios das autoridades judiciais e podem ser propostas mediante requerimento de 1/3 dos membros do Legislativo.

"Quando a Polícia Federal atua, não é por fatos pequenos. É porque existem indícios que merecem atenção desta Casa de Leis. Em Sumaré também houve diligências com recolhimento de documentos relacionados à educação. Isso reforça que precisamos acompanhar de perto tudo o que envolve esta pasta, que é uma das que mais movimentam recursos públicos. Recentemente, tivemos mudanças na chefia da Secretaria de Educação. O antigo gestor é alvo de investigação federal e o gestor atual que lá está responde a processo de improbidade em Tocantins. Isso por si só já acende um alerta institucional", declarou o presidente.

No dia 6 de novembro, a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão em Sumaré, nos desdobramentos da 8ª fase da Operação Overclean, que investiga organização criminosa suspeita de fraudes em licitações, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro. A ordem judicial foi expedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O então secretário de Educação, Danilo de Azevedo Costa, é investigado e pediu afastamento do cargo após a operação.

Uma semana depois, no dia 12 de novembro, a PF deflagrou a Operação Coffee Break, com o objetivo de apurar supostas práticas ilegais envolvendo fraudes em licitações públicas. Durante a ação, foram cumpridos 50 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva, expedidos pela 1ª Vara Federal de Campinas, nos estados de São Paulo, Distrito Federal e Paraná. Neste caso, é investigado o ex-secretário de Educação de Sumaré.

"Se houver algo a ser corrigido, teremos o dever moral e institucional de agir. A educação envolve milhões de reais em contratos essenciais. Nossa obrigação é fiscalizar, esclarecer e proteger os interesses públicos que tratam diretamente da educação dos nossos filhos e nossas crianças", defendeu Hélio Silva.

 

Emendas impositivas

Pela primeira vez em sua história, a Câmara Municipal de Sumaré aprovou duas emendas impositivas, instrumento que permite aos vereadores destinar uma parte obrigatória do orçamento público para projetos específicos, como obras, serviços e programas. As duas emendas impositivas foram apresentadas pelo presidente Hélio Silva e aprovadas em primeiro turno, durante a sessão desta terça. 

A emenda nº 1 reserva R$ 66 mil para a construção de uma quadra poliesportiva na Praça Vereador Ronaldo Mendes, no Parque Progresso. Já a emenda nº 2 destina o mesmo valor para reforma e melhoria da infraestrutura da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Paraíso, em Nova Veneza.

Desde que as emendas impositivas foram incorporadas à legislação municipal, no fim de 2023, esta é a primeira vez que um vereador utiliza essa prerrogativa. Além das emendas, também foi aprovada, em primeira discussão, a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. O Projeto de Lei nº 446/2025, enviado pelo prefeito Henrique do Paraíso, prevê que o município arrecade R$ 1,8 bilhão no próximo ano e define como esse dinheiro será gasto.

 

Moções

Ainda durante a sessão desta terça, foram aprovadas quatro moções de congratulação. Os vereadores João Maioral (PDT) e Lucas Agostinho (União Brasil) fizeram uma homenagem aos 74 anos de fundação da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil. O vereador Professor Edinho (Republicanos) parabenizou a Secretaria Municipal de Sustentabilidade pela iniciativa de promover o plantio de 500 mudas de árvores nativas no Horto Florestal Municipal, ação integrante da programação da COP 30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima).

O vereador Wellington Souza (PT), congratulou a Escola Estadual Professora Leila Mara Avelino, sua equipe gestora, o corpo docente, os profissionais de apoio e os 348 estudantes participantes do Projeto “Rastro de Resistência IV”, um marco pedagógico e sociocultural desenvolvido ao longo do ano de 2025. Por fim, o vereador Dudu Lima (Cidadania) fez uma homenagem a Diógenes Luiz Pereira Junior por relevantes serviços prestados à comunidade do Jardim Santa Carolina.




Publicado em: 25 de novembro de 2025